Na rota da eficiência energética

Programa de aperfeiçoamento promovido pelo Sest Senat e por parceiros utiliza técnica de ensino canadense para certificar profissionais do transporte de cargas brasileiro com selo internacional

Meio Ambiente / 06 de Abril de 2018 / 0 Comentários

Aulas são dinâmicas, e ainda está sendo desenvolvido um aplicativo para os alunos

A- A A+

De dezembro de 2017 a janeiro deste ano, cerca de 400 alunos já participaram das turmas-piloto do Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética promovido pelo Serviço Social do Transporte e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Instituto de Transporte e Logística (ITL).

A iniciativa é resultado de um acordo internacional de cooperação técnica firmado no ano passado com o Natural Resources Canada (NRCan), o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá e o International Council on Clean Transportation (ICCT), ou Conselho Internacional de Transporte Limpo, na tradução literal.

A proposta do programa no Brasil é qualificar e certificar com o selo internacional motoristas de caminhões e de ônibus, gestores de frotas e transportadores autônomos nas áreas de condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas, totalizando, aproximadamente, 55 mil profissionais nos próximos dois anos.

“Temos muito orgulho de ser a primeira instituição do país a certificar com selo internacional os profissionais participantes dos cursos relacionados à eficiência energética em nossas unidades. As aulas são extremamente dinâmicas e foram pensadas para garantir que os condutores, além de dirigirem de forma econômica, atuem como agentes de preservação do meio ambiente”, afirma a diretora-executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart.

Modalidades

No Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética, os alunos podem fazer os cursos de Motoristas de Transporte de Cargas – SmartDriver e de Motoristas de Transporte de Passageiros – SmartDriver presencialmente (com carga horária de 12 horas); de Inclusão Digital, também presencial (duração de quatro horas); e ainda o curso a distância de Gestão de Combustível – Fuel Management, de oito horas/aula.

Para facilitar a aplicação do aprendizado na prática, o Sest Senat também está desenvolvendo um aplicativo para smartphones para os alunos do programa. A proposta é permitir que os motoristas consigam monitorar o desempenho dos veículos por meio do dispositivo eletrônico e obter dados de consumo de combustível e de gasto mensal com diesel, por exemplo. No curso de Inclusão Digital, os professores ensinam a utilizar essa ferramenta digital.

“Os treinamentos estarão disponíveis em 101 unidades operacionais do Sest Senat, onde também são desenvolvidos os projetos do Simulador Híbrido de Direção e a Escola de Motoristas, transversais ao de Eficiência Energética, uma vez que disponibilizam os equipamentos para as aulas práticas”, de acordo com informação publicada pela entidade.

Know-how

Segundo a CNT, todos os conteúdos programáticos foram desenvolvidos a partir da técnica de ensino canadense e apresentam metodologias e dinâmicas elaboradas para prender a atenção dos alunos. Entre elas estão vídeos com erros de condução para que os motoristas identifiquem manobras que não devem ser feitas, jogos de cartas e até uma espécie de quiz com perguntas sobre os assuntos abordados em sala de aula. Ganha quem for mais rápido nas respostas.

“Outro diferencial é a dinâmica do globo terrestre, na qual os alunos fazem um compromisso de mudar hábitos e atuar com consciência ambiental no desempenho de suas atividades diárias”, conforme informado pelo Sest Senat.

O Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética chega para se somar ao Programa Ambiental do Transporte (Despoluir) – outra ação ambiental da instituição –, lançado há dez anos, a fim de incentivar os transportadores a adotarem práticas sustentáveis para a redução do impacto do transporte rodoviário de cargas no meio ambiente. (Com a Agência CNT de Notícias)

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.