Nova rota tecnológica

ANTT automatiza e desburocratiza serviços, agora disponíveis em tempo integral aos cidadãos. Seguindo pelo mesmo caminho, Dnit inclui QR Code em placas de obras rodoviárias.

Tecnologia / 19 de Agosto de 2019 / 0 Comentários
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A obtenção de autorização de viagem de caráter ocasional para o transporte rodoviário internacional de cargas foi automatizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no início de julho. O serviço é necessário nos casos de viagens não regulares ou definidas a partir de acordos entre países.

Antes dessa novidade, a ANTT já havia automatizado a solicitação de modificação de frota de empresa brasileira para transporte rodoviário internacional de cargas. Segundo a agência, a modernização trouxe vários benefícios para os usuários, como disponibilidade dos serviços em tempo integral; envio de cópia simples de documentos por via eletrônica; redução do tempo total de análise (recebimento e tramitação); possibilidade de comunicação direta entre o cidadão e o analista em casos de pendência na documentação; acompanhamento do andamento do processo pelo portal da ANTT; e download de documentos emitidos.

Na outra ponta, também foram observadas melhorias, como redução do tempo da demanda na agência, uma vez que os requerimentos chegam diretamente à área técnica, sem necessidade de passarem pelo protocolo; possibilidade de gestão dos processos de trabalho (atribuição das demandas entre os analistas, chat com o cidadão em casos de pendência e disponibilização imediata de documentos de modificação de frota e viagem ocasional); além do envio automático de e-mails para pontos de fronteiras e organismos estrangeiros envolvidos.

Com as mudanças mais recentes, a ANTT passa a oferecer, ao todo, 55 serviços eletrônicos por meio do portal de serviços do governo federal (www.servicos.gov.br). “Com essa ação, a agência fortalece o compromisso de desburocratizar a vida dos brasileiros e permitir mais agilidade na obtenção de licenças, consulta a multas e processos, autorizações, entre outros documentos fornecidos por essa autarquia”, informou a agência reguladora do setor.

A digitalização reduziu em até cinco vezes o prazo para que alguns serviços fossem solucionados. Aqueles que demoravam de 10 a 15 dias para serem concluídos agora levam de dois a três.

“A transformação digital também vai beneficiar empresas dos setores reguladores e fiscalizados pela ANTT, uma vez que foram disponibilizados serviços para as concessionárias das infraestruturas ferroviária e rodoviária, bem como para os transportadores de cargas e passageiros”, afirmou a agência. 

Informação virtual

Outra novidade tecnológica anunciada no início de julho foi a inclusão de QR Code (código de barras em duas dimensões) nas placas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). De acordo com o órgão, o recurso estará disponível em todos os dispositivos instalados a partir do anúncio da medida, que visa facilitar a obtenção de informações sobre serviços. Placas de obras já em andamento também receberão o código.

A partir da leitura, feita com um celular, a pessoa é direcionada ao Portal do Cidadão, uma plataforma que permite o acompanhamento das obras de infraestrutura em tempo real, por meio de dados financeiros e físicos do contrato, indicadores de avanço e e fotografias atualizadas mensalmente.

O diretor-geral do Dnit, Santos Filho, esteve no canteiro de intervenções da BR-020, em Goiás, para conferir o funcionamento do QR Code na primeira placa do departamento com o novo recurso. Com a leitura, é possível obter informações referentes à duplicação da Travessia Urbana de Formosa.

Segundo a autarquia, a placa da obra que está sendo realizada na BR-101, na Bahia, é outro exemplo de estrutura que também já conta com o código em duas dimensões. As informações dão conta da duplicação e da restauração da rodovia, com melhoramento da estrada, incluindo obras de arte especiais.

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