Novidade sustentável

Trecho da BR-381 no Sul de Minas está sendo recuperado com asfalto reciclado. Tecnologia inédita na rodovia reduz o volume de resíduos e agiliza a manutenção do pavimento.

Meio Ambiente / 27 de Agosto de 2021 / 0 Comentários
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Pela primeira vez, o pavimento da BR-381 está recebendo uma manutenção com a utilização de asfalto reciclado, também conhecido como RAP (do inglês Reclaimed Asphalt Paviment). A matéria-prima principal dessa tecnologia é o material proveniente da fresagem do pavimento asfáltico, conforme explicado pela Arteris Fernão Dias, concessionária que administra o trecho da rodovia entre Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Guarulhos (SP).

O projeto teve início na segunda quinzena de junho último em São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas Gerais, na pista sentido São Paulo. A previsão é que os trabalhos – que abrangem aproximadamente 5 km da rodovia – sejam concluídos em quatro meses, “tempo três vezes mais rápido do que o da reconstrução na metodologia convencional”, segundo a concessionária.

A agilidade, inclusive, é um dos fatores que motivaram a aplicação do RAP. Para se ter uma ideia, segmentos de até 50 metros de pistas podem ser recuperados em apenas um dia com o asfalto reciclado, enquanto no método habitual esse procedimento demoraria até uma semana por conta do processo de cura entre as camadas do pavimento. Outra vantagem apontada pela empresa responsável pela gestão da BR-381 é o fato de o RAP possuir desempenho e vida útil iguais aos de um pavimento totalmente reconstruído.

Entre os principais benefícios dessa tecnologia também se destaca o ganho ambiental em função da redução de resíduos, o que representa um ganho no processo de concessão, de acordo com a Arteris.

“Estamos focados em realizar um serviço de qualidade que gere pouco impacto na vida do usuário. Nosso trabalho tem como premissa a qualidade, visando à durabilidade do pavimento, ao conforto para quem trafega pela Fernão Dias e, claro, à segurança de todos”, afirma o gerente de implantação e conserva da concessionária, Marcos Gruba.

Vantagens

O asfalto reciclado que vem sendo empregado na manutenção de parte da BR-381 é obtido a partir do trabalho de usinagem realizado pela própria concessionária da rodovia. A camada de fresa é retirada do pavimento e processada pela usina, que tem capacidade de produção de 60 toneladas/hora. O material, então, é incrementado com cimento, água e emulsão e misturado em temperatura ambiente. Depois da usinagem, o asfalto está pronto e pode ser estocado por até 30 dias.

A empresa destaca ainda a mobilidade do equipamento como um dos fatores que asseguram o sucesso do projeto: a usina adquirida pela concessionária pode ser deslocada ao longo dos 562 km de estrada administrados pela Arteris Fernão Dias, conferindo mais agilidade ao trabalho de recuperação da rodovia e possibilitando o tratamento de vários segmentos ao longo de um mês.

“Em 2020, nós aplicamos o projeto em fase-piloto em manutenções pontuais e conseguimos comprovar a eficácia tanto na agilidade quanto na qualidade do processo de recuperação do pavimento. Para 2021, a previsão é atuar em 15 km de faixa da BR-381 com a metodologia”, conclui o coordenador de pavimento da concessionária, Hugo Florêncio.

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