Novos valores na Dutra

Pedágio no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro teve redução por conta da revisão anual feita pela ANTT

Estradas / 17 de Março de 2020 / 0 Comentários
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Com início em Fortaleza (CE) e término em Jaguarão (RS), a BR-116 é um dos maiores eixos rodoviários do Brasil, sendo a maior rodovia totalmente pavimentada, com aproximadamente 4.500 km de extensão. Para quem trafega por ela constantemente, uma boa notícia: as tarifas de pedágio no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro, administrado pela concessionária CCR Nova Dutra, foram reduzidas em fevereiro.

Os valores passaram de R$ 15,20 para R$ 14,40 nas praças de Moreira César, Itatiaia, Viúva Garça e nas cabines de bloqueio de Viuvinha; de R$ 3,70 para R$ 3,50 na praça de Arujá e nas cabines avançadas do Rodoanel e de Guararema Norte e Guararema Sul; e de R$ 6,70 para R$ 6,30 na praça de pedágio de Jacareí e nas cabines avançadas do mesmo município.

A alteração foi feita após a 24ª revisão ordinária e a 15ª revisão extraordinária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nesses casos, para que ocorram mudanças nas tarifas, são analisados índices de reajuste, tráfego projetado para o local, ajuste do percentual de eixos suspensos, entre outros itens.

Anualmente, as rodovias federais concedidas passam por reajustes e revisões das tarifas de pedágio. Para isso, são calculados três itens: correção monetária considerando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato; e arredondamento tarifário, para facilitar a fluidez do tráfego nas praças, sendo o valor sempre múltiplo de R$ 0,10.

Outras rodovias

A ANTT, o Ministério da Infraestrutura e a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) realizaram em fevereiro o leilão da BR-101, em Santa Catarina (Palhoça/divisa com o Rio Grande do Sul). A CCR venceu o certame com uma tarifa básica de pedágio de R$ 1,9712, representando um deságio (diferença entre o apresentado e o valor de mercado) de 62,04%.

O trecho concedido tem 220,42 km de extensão e passa por 17 municípios catarinenses. Estão previstos mais de R$ 3 bilhões em investimentos, e a estimativa é de quase R$ 4 bilhões em custos operacionais, como conservação, operação e monitoramento, durante 30 anos de concessão. Participaram do leilão a CCR, a EcoRodovias e o Consórcio Way.

Já a Concessionária CCR ViaSul iniciou, no fim de janeiro, a cobrança de pedágio em cinco praças após ter cumprido as cláusulas previstas em contrato para administrar as BRs 101, 290, 386 e 448, no Sul do país. Onde a cobrança já vinha sendo feita foi autorizado o reajuste para R$ 4,40, para a categoria de veículo 1 (automóvel, caminhonete e furgão).

A ViaSul assumiu os quatro trechos rodoviários há um ano. Desde então, segundo a empresa, foram feitas mudanças em 473,4 km de rodovias, abrangendo 36 municípios.

Foram investidos cerca de R$ 350 milhões em recuperação do pavimento, implantação e renovação da sinalização vertical e horizontal, limpeza das vias com capina, roçada e retirada de lixo, recomposição dos sistemas de drenagem e segurança das rodovias, revitalização da iluminação e outros serviços.

Segundo a empresa, também foi implementada a prestação de serviço 24 horas aos usuários com atendimento pré-hospitalar, resgate e atendimentos com UTIs, serviço mecânico com guinchos, inspeção permanente de tráfego e canal direto para informações e emergências.

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