Pagar estacionamento em um clique

Betim Shopping adota sistema para evitar filas nos caixas e facilitar a vida do cliente

Tecnologia / 03 de Dezembro de 2014 / 0 Comentários
A- A A+

Ir ao shopping e fazer o pagamento do es­tacionamento direto pelo celular – uma comodidade que existe em poucos empre­endimentos do país. Em Betim, esse meio de pagamento já está sendo aceito no Betim Shop­ping, experiência pioneira em Minas Gerais.

Para usar, é preciso baixar no smartphone o aplicativo Enapark, da Enacom. Ele é gratuito e compatível com IOS, Android, Windows Phone e Blackberry. Assim que instalar o app, é preciso fazer um cadastro único e informar o número do cartão de crédito.

Segundo informações do shopping, para fa­zer o pagamento, é preciso que o cliente direcio­ne a câmera do celular para o código de barras do ticket de estacionamento. Isso pode ser feito hoje com contas de banco.

Basta o sistema efetuar a leitura que envia­rá os dados de valor e tempo de permanência para serem validados. Assim que a transação terminar, o usuário pode deixar o estaciona­mento e entregar o ticket na saída. É preciso apenas ter internet no celular para fazer a transação.

Em outros Estados, a forma de pagamen­to via celular também foi empregada. Em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, por exemplo, outro aplicativo é usado para fazer o pagamento do estacionamento no Floripa Shopping. A tecnologia da Estapar está dis­ponível nos sistemas IOS e Android. A ideia também é evitar as filas dos caixas tradicio­nais e ganhar tempo. A empresa promete que a tecnologia será implantada nos demais es­tabelecimentos da rede no país.

A mesma tecnologia também já chegou a São Paulo. Um shopping do Bairro Canin­dé, na capital, adotou o aplicativo Mob2all. Ele é gratuito e compatível com os sistemas IOS e Android. Para usar, é preciso fazer um cadastro ou usar os mesmos dados das redes sociais. O pagamento é feito por leitura do código e cartão de crédito.

Outro aplicativo com a mesma finalidade é usado nas ruas de Curitiba, no Paraná. Hoje, em vez de comprar um rotativo e preencher o papel para colocá-lo no carro, quem vai usar uma das vagas nas ruas pode adquirir um cartão de estacionamento eletrônico e fazer o pagamento via celular ou tablet. A novida­de, desenvolvida pela empresa Pango Mobile, está em teste na cidade e já é usada em mais de 50 municípios pelo mundo.

No Brasil, Curitiba é a primeira a em­pregá-la. O motorista pode comprar crédi­tos pela internet e uma vantagem é que o sistema lhe avisa, por meio de mensagem via celular, quanto tempo ainda falta para retirar o carro da vaga. A fiscalização tam­bém apertou: agora, os agentes podem fa­zê-la on-line, por meio da placa do veículo cadastrado.

 

Estabelecimento é o primeiro em Minas a adotar tecnologia. Para utilização, é preciso baixar o aplicativo no smartphone e fazer o cadastro

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.