Para descarregar é preciso agendar

Empresas devem informar horário de chegada ao Porto de Santos e passar por triagem em um terminal. Descumprimento é passível de multa, mas motoristas reclamam

Estradas / 02 de Abril de 2014 / 0 Comentários

Para chegar ao Porto de Santos para descarregar, agora, o motorista precisa fazer o agendamento prévio

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Os caminhoneiros que descarregam mercadorias no Porto de Santos devem ficar atentos. A Secretaria de Portos, os ministérios dos Transportes e Agricultura e a Companhia Docas de São Paulo (Codesp) começaram a monitorar a movimentação de caminhões nas principais vias de acesso ao porto. Com o fim do carnaval, a expectativa é de que a quantidade de veículos aumente nas imediações. A ação pretende diminuir os transtornos nas entradas da cidade e nos acessos.

Agora, os caminhões devem agendar a data de quando chegarão ao complexo. No sistema, segundo a Secretaria de Portos, os caminhões transportando granéis de origem vegetal serão agendados e direcionados aos pátios de triagem no planalto ou Baixada Santista. Haverá um monitoramento de sua movimentação desde a saída do lugar de origem até a chegada ao pátio, onde aguardarão a chamada eletrônica para a descarga.

O sistema de monitoramento foi aperfeiçoado para que a quantidade agendada todos os dias não exceda a capacidade dos terminais. Quem não cumprir o agendamento será autuado pela Codesp e multado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Segundo o diretor-presidente da Codesp, Renato Barco, conforme informações da Secretaria de Portos da Presidência da República, o Porto de Santos tem capacidade suficiente para embarcar e operar a safra 2013/2014, mas com organização. Os terminais, segundo ele, são modernos e têm sistema de recepção e embarque automatizados. “O porto possui uma capacidade estática para armazenar 1 milhão de toneladas de granéis de origem vegetal por dia e embarcar 200 mil toneladas por dia”, afirma. Contudo, a estrutura não é destinada a estocagem da safra, mas sim para abastecer os navios.

Durante coletiva sobre o escoamento da safra 2014, Ministerio dos Transportes explicou mudanças

FILAS

O agendamento é feito para evitar que longas filas se formem ao longo das vias de acesso ao porto. Como Entre-Vias mostrou na última edição, no ano passado, a Prefeitura de Cubatão tentou restringir o acesso aos pátios para o horário comercial a fim de evitar que os caminhões chegassem à cidade durante 24 horas por dia. A Justiça derrubou a determinação. Dois pátios ficam na cidade e recebem caminhões que aguardam o descarregamento da mercadoria.

Na primeira semana de março, a Antaq lavrou sete autos de infração no Porto de Santos por falta de agendamento. A multa varia de R$ 1.000 a R$ 2.000 para cada caminhão, mas é direcionada ao terminal que o recebe. O cenário, segundo caminhoneiros, era de muita confusão. A Secretaria de Portos alerta que não se deve antecipar ou atrasar a viagem, neste último caso, é preciso fazer um novo agendamento.

Na fila, técnicos da Antaq anotam placas dos caminhões que não cumpriram o agendamento. Para isso, é preciso que a empresa contratante faça contato com o terminal de cargas. Se o carregamento for de grão ou açúcar, ela deve passar por um pátio da Baixada Santista para triagem. O motorista recebe, via celular, uma mensagem informando que o caminhão está liberado para descarregar. Quem estiver transportando outro tipo de carga deve agendar acesso ao terminal próprio, sem obrigatoriedade de passar por pátio regulador.

PLANO

Para desafogar as rodovias que dão acesso ao porto, a Artesp estuda um Plano de Ação Integrada de Prevenção e Contingências Operacionais. Estão sendo feitas reuniões e debates com os diversos órgãos envolvidos, como Secretaria de Logística e Transporte, Polícia Militar Rodoviária, Concessionária
Ecovias, prefeituras de Santos, Guarujá e Cubatão, entre outros.

Também estão previstas obras no trecho, como remodelagem do trevo de Cubatão com implantação de anel viário interligando as rodovias Anchieta, Cônego Rangoni, Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega, principais rotas para acesso ao Porto de Santos e ao Polo Industrial de Cubatão. Também estão no cronograma de obras a implantação de faixa adicional na Padre Manoel da Nóbrega, remodelação do trevo de entroncamento da rodovia com a BR-101, ampliação da Rodovia dos Imigrantes entre os KM 62 e 67, com eliminação dos cruzamentos em nível e semáforos. Até janeiro de 2016, a expectativa é entregar dois viadutos no trecho. O Viaduto Rubens Piva, na altura do KM 59 da Via Anchieta, em Cubatão, também deve ser remodelado. A intenção é que as melhorias aliviem o tráfego de veículos.

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