Programa de financiamento é prorrogado

Voltado para aquisição de ônibus e caminhões, PSI terminaria em dezembro, mas prazo foi estendido até o fim de 2015

Veículos / 30 de Julho de 2014 / 0 Comentários
A- A A+

Programa de Sustentação do Investimento (PSI) teve sua validade prorrogada até o fim de 2015. O programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é voltado para o setor de transporte e apoia a aquisição de ônibus e caminhões. A data-limite anterior para o fim dos financiamentos era dezembro deste ano. O governo também manteve o IPI zero para os mesmos bens de capital.

No caso do PSI, o financiamento pode ser feito de forma direta ou por meio de instituições financeiras, com juros fixos. Para os ônibus elétricos ou híbridos, assim como máquinas com eficiência energética, que contribuam para a redução da emissão de gases do efeito estufa, a taxa é de 4% ao ano. Quem é produtor rural tem taxa de 6% ao ano para financiar veículos rodoviários e caminhões novos. Segundo informações do BNDES, o percentual financiado varia de acordo com o item e o porte da empresa, podendo chegar a 100%.

O financiamento por meio do PSI é voltado para produção e aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, inclusive agrícolas. Também podem ser adquiridos ônibus, caminhões, chassis, caminhões-trator, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, tanques, todos fabricados no Brasil. A solicitação deve ser feita ao BNDES por meio de micro, pequenas e médias empresas e cerealistas com renda anual inferior a R$ 500 milhões. A parcela financiável de capital de giro será limitada a 50% do valor dos equipamentos para as microempresas e a 30% para pequenas e médias.

O objetivo do PSI é aumentar a competitividade das empresas por meio de investimentos em inovação. Ele foi criado para apoiar a aquisição e produção de máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para diminuir os níveis de emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. A ideia é incentivar a compra desses produtos.

PRAZO DE FINANCIAMENTO
Veículos rodoviários 12anos
Compactores e caçambas coletoras de lixo 10anos
Demais máquinas e equipamentos 10anos
Máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para a redução de emissão de gases de efeito estufa 12anos
Decodificadores (que não se enquadrem nas características acima) 10anos
Bens de informática e automação 8 anos
Demais bens de informática 5 anos

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.