Proteção o ano todo

O novembro azul acabou, mas ir frequentemente ao urologista sempre ajuda a prevenir doenças específicas do homem

Saúde / 17 de Dezembro de 2018 / 0 Comentários
A- A A+

A campanha pela prevenção contra o câncer de próstata aconteceu em novembro, mas a prevenção pode ser feita sempre. Esse tipo de câncer é um dos mais frequentes entre os homens e levou a óbito mais de 1,3 mil pessoas no ano passado em Minas Gerais. Segundo especialistas, histórico familiar de pai ou irmão pode aumentar o risco de desenvolvimento da enfermidade.

Para 2018, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) é de 6,7 mil novos casos da doença no Estado. A Sociedade Brasileira de Urologia considera que o rastreamento deve ser feito de forma diferenciada, de acordo com cada perfil (idade, raça e história familiar). Por isso, consultar-se com um urologista é tão importante.

Atualmente, o Ministério da Saúde preconiza que uma das maneiras de atrair o homem para os cuidados é durante o período de pré-natal da gestante, o chamado "pré-natal do parceiro". Ou seja, enquanto as mulheres estão realizando consultas e exames relacionados à gravidez, o pai é abordado sobre prevenção, autocuidado e adoção de estilos de vida mais saudáveis. Além disso, a ação propicia maior consciência do homem sobre paternidade e reprodução.

Outro aspecto é o incentivo para que o homem mantenha frequência nas consultas e leve seu filho desde cedo, como forma de servir de exemplo para as gerações futuras e ainda desmistificar informações.

O câncer

Para o Brasil, a estimativa é que surjam 68 mil novos casos em 2018. A doença só é confirmada após procedimentos como a biópsia, que acontece se há alguma alteração no exame específico de sangue (PSH) ou no toque retal. Os dois exames são prescritos por um especialista a partir de suspeitas.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o câncer aparece a partir de um crescimento descontrolado de células. No caso da próstata, o crescimento pode ser lento e gradual, sem deixar sinais durante a vida, apenas sendo visto em estágio mais avançado, mas com chances de cura.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas ele aumenta com o avançar da idade.

Na fase inicial, o câncer pode não apresentar sintomas, mas é importante ficar atento a qualquer dificuldade de urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato dela e necessidade de fazer xixi mais vezes durante o dia ou à noite. Todos esses sintomas também podem sinalizar outras doenças da próstata, como hiperplasia benigna e prostatite, que é uma inflamação geralmente causada por bactérias.

Fatores de risco

Qualquer homem pode desenvolver o câncer de próstata, mas há alguns fatores que aumentam as chances. A idade é o primeiro deles. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados, nove têm acima de 55 anos. O histórico familiar é outro fator. O homem que apresenta sobrepeso e obesidade também têm mais chances de desenvolver o câncer.

Para prevenir o câncer de próstata e qualquer outro, a indicação é a mesma: ter uma vida mais saudável. Já está provado que pessoas que têm uma alimentação saudável, não fumam, praticam atividades físicas regularmente, controlam o peso e reduzem o consumo de álcool possuem menos predisposição a ter qualquer tipo de câncer. 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.