Próxima parada

Sest Senat terá nova unidade operacional em Betim. Previsão é que até o início de outubro aconteça lançamento da obra no bairro Jardim Alterosas, próximo à BR-381 e à Via Expressa.

Finanças / 18 de Agosto de 2017 / 0 Comentários

Rômulo Veneroso, secretário de Desenvolvimento Econômico de Betim

A- A A+

Até o início de 2019, Betim terá uma unidade operacional do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). A informação foi confirmada à reportagem da Entrevias pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rômulo Veneroso. 
Segundo ele, em meados de junho, o prefeito Vittorio Medioli (PHS) recebeu em seu gabinete representantes da diretoria da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) para discutir a instalação das entidades no município. 
Na ocasião, segundo o secretário, a prefeitura assumiu o compromisso de destinar uma área de aproximadamente 5.000 metros quadrados para a construção da nova unidade do Sest Senat, no bairro Jardim Alterosas, próximo à BR-381 e à Via Expressa. “Nessa escola, teremos, por exemplo, atendimentos odontológico e psicológico e simulação de direção para treinamento de motoristas, toda assistência que já faz parte da Fetcemg”, antecipou Veneroso.
Ainda de acordo com o secretário, já está sendo elaborado um protocolo de intenção de construção da nova unidade, o qual será assinado e encaminhado ao Legislativo municipal para ser aprovado. “Estando tudo em ordem, dentro de 60 dias deve ser feito o lançamento da obra”, diz. 

Mobilização
A iniciativa de trazer os serviços para o município partiu do próprio prefeito, que também é empresário do setor de transportes – Medioli é presidente do Grupo Sada – e manifestou o interesse à diretoria da federação, conforme relatado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico. 
A previsão é que a nova unidade operacional seja concluída em um prazo de 12 a 18 meses com recursos provenientes da Fetcemg. O valor orçado, porém, não foi divulgado, mas Veneroso garantiu que o montante já foi disponibilizado. 


“Nessa escola, teremos, por exemplo, atendimentos odontológico e psicológico e simulação de direção para treinamento de motoristas, toda assistência que já faz parte da Fetcemg.”

Rômulo Veneroso, 
secretário de Desenvolvimento Econômico de Betim


Expansão
A unidade de Betim será a 26ª do Sest Senat em Minas Gerais e a segunda na região metropolitana de Belo Horizonte – unindo-se à que já existe em Contagem –, além das duas da capital mineira.
Os dois serviços são entidades civis sem fins lucrativos criadas em 14 de setembro de 1993 pela Lei 8.706 e subordinadas à Confederação Nacional do Transporte (CNT). Conforme previsto pela legislação, compete a elas atuar “em estreita cooperação com os órgãos do poder público e com a iniciativa privada, gerenciar, desenvolver, executar, direta ou indiretamente, e apoiar programas voltados à promoção social do trabalhador em transporte rodoviário e do transportador autônomo, notadamente nos campos da alimentação, saúde, cultura, lazer e segurança no trabalho” e de “preparação, treinamento, aperfeiçoamento e formação profissional”.
Entre as atividades oferecidas pelo Sest Senat estão modalidades presenciais e à distância, escola de motoristas, palestras, especialização em gestão de negócios, cursos Aviation Management e CNH Social, de inserção de novos motoristas e de simulador de direção. 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.