Reciclagem regulamentada

Reaproveitamento de material fresado nas estradas brasileiras tem metodologia estabelecida pelo Dnit. Ação minimiza impactos ambientais e barateia obras.

Meio Ambiente / 25 de Outubro de 2021 / 0 Comentários
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Os procedimentos para a utilização do asfalto reciclado, conhecido como RAP (do inglês Reclaimed Asphalt Pavement), nas obras de restauração, adequação de capacidade e ampliação das rodovias federais foram definidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) por meio da Resolução nº 14, aprovada pela diretoria colegiada da autarquia no início de julho último. De acordo com o Dnit, a medida promove a redução dos impactos ambientais causados pelas intervenções rodoviárias no país, além de reduzir os custos delas.

Paralelamente a essa definição, a diretoria de Planejamento e Pesquisa do departamento publicou, na mesma época, a versão atualizada da Norma Dnit 033/2021, que estabelece a sistemática a ser empregada na execução da camada do pavimento por meio da produção de mistura asfáltica reciclada em usina a quente, utilizando material de pavimento asfáltico fresado ou removido (o RAP). Com a atualização, os procedimentos mais recentes para a gestão do material fresado foram incorporados à versão de 2005 do documento.

“A utilização sustentável de materiais em todas as áreas da engenharia vem sendo implementada de forma crescente, especialmente em função de aspectos relacionados a questões ambientais e econômicas. Na área rodoviária, pode-se destacar a reciclagem de pavimentos, que, nas últimas décadas, tem se mostrado uma técnica promissora em nível mundial, utilizando materiais nobres outrora descartados”, justifica a autarquia.

 

Na prática

A reciclagem de pavimentos asfálticos visa à substituição de uma porcentagem de materiais virgens da mistura asfáltica ou de outras camadas do pavimento por meio da incorporação de materiais extraídos de pisos antigos.

Na edição passada, a Entrevias mostrou o emprego inédito do RAP na manutenção de parte da BR-381 em São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas Gerais. Segundo a Arteris Fernão Dias, concessionária que administra o trecho da rodovia entre Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Guarulhos (SP). Segundo a empresa, recurso possibilita uma reconstrução da pista até três vezes mais rápida do que a metodologia convencional.

Considerando-se o tamanho da malha rodoviária do país, o elevado potencial de revestimento que pode ser gerado anualmente pelo RAP é facilmente percebido, de acordo com o Dnit. O asfalto reciclado é resultante dos serviços de fresagem executados durante a recuperação e/ou o rejuvenescimento do pavimento e pode conter, além do revestimento asfáltico, parte da camada de base da estrutura do assoalho.

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