Regulamentação das associações em pauta

Fenacat participa de grupo de trabalho que analisa atividades de auxílio mútuo realizadas por entidades do setor de transporte rodoviário de cargas

Parceiros / 08 de Agosto de 2018 / 0 Comentários

Foto: Diomício Gomes

A- A A+

No dia 4 de julho, no Rio de Janeiro, a Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat) teve representação na segunda reunião do grupo de trabalho instituído pela Portaria 7018, de 24 de outubro de 2017, da Superintendência de Seguros Privados (Susep). O objetivo desse fórum é analisar as atividades exercidas por associações, entidades e cooperativas que oferecem coberturas securitárias e produtos com características da operação de seguros.

Para o presidente da Fenacat, Luiz Carlos Neves, a participação nesse grupo de trabalho é fundamental para mostrar as atividades realizadas por associações e cooperativas de transporte rodoviário de cargas que operam o auxílio mútuo nos casos de roubo, furto, colisão e incêndio de veículos dos transportadores, proporcionando a prevenção e a reparação dos danos sofridos ou provocados por eventos ocorridos: “Nessa reunião, iniciou-se a discussão quanto à regulamentação de seguros, e reforçamos as diferenças do trabalho realizado pelas instituições do segmento: a atuação é por meio de autogestão e rateio dos prejuízos. Não há relação entre segurador e segurado. Não tem cobrança de mensalidade. São grupos regionais, sem comercialização e sem fins lucrativos.”

Diante desse contexto, o presidente enfatiza a necessidade de as associações e as cooperativas contarem com tratamento diferenciado. “Observo que os participantes desse grupo de trabalho têm abertura para compreenderem o real papel do auxílio mútuo. Como um dos resultados, ficou a realização de visitas a algumas associações e cooperativas para conhecimento da atuação delas. Estou com expectativa muito positiva”, ressalta Neves. 

Grupo de trabalho

O grupo de trabalho será composto por representantes da própria Susep, por meio de suas coordenações-gerais de Monitoramento de Conduta e de Fiscalização de Conduta; da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda; da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg); da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi); da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor); da Escola Nacional de Seguros; e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O prazo para a conclusão dos trabalhos do grupo é de 90 dias a partir da data da publicação do normativo.

A primeira reunião desse fórum aconteceu em 21 de fevereiro deste ano e teve o objetivo de definir o fluxo de trabalho.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.