Rejuvenescimento da “papada”, do pescoço e do colo

Artigo / 19 de Janeiro de 2020 / 0 Comentários
A- A A+

O tempo passa e logo aparecem as marcas. Além do rosto, uma região que denuncia o envelhecimento é o pescoço, com o surgimento das rugas circulares, da flacidez e da chamada “papada” – sinais que podem ser retardados pelo uso de cremes hidratantes e de protetores solares.

Outra boa notícia é que existem várias opções de tratamentos dermatológicos não cirúrgicos para o rejuvenescimento dessa região do corpo. O objetivo é melhorar a textura da pele, atenuar a formação das rugas, reduzir a “papada” (também conhecida como “queixo duplo”) e, principalmente, estimular o colágeno.

Mas, em alguns casos, apenas a cirurgia plástica pode suprir a necessidade. Por isso, uma avaliação médica deve sempre ser realizada antes de a pessoa optar por qualquer método. Afinal, ela precisa estar ciente do real resultado a ser alcançado.

Independentemente da idade da pessoa, a hidratação é fundamental para mantermos a pele jovem e saudável. Um novo método de hidratação intensiva que vem ganhando destaque nos congressos de dermatologia é o Skin Booster. Trata-se da aplicação de um tipo de ácido hialurônico (mais fluido do que o usado nos preenchimentos) em diversos pontos da pele para hidratar de forma homogênea e mais eficaz, atenuando as rugas e as marcas finas e melhorando a firmeza da pele.

Outra técnica que não tem indicação por idade, mas, sim, pela intensidade da força muscular do pescoço de cada pessoa é a aplicação da toxina botulínica, capaz de atenuar e prevenir as rugas circulares que vão se formando ao longo dos anos e de definir o contorno mandibular, alongando o pescoço. Essa técnica tem recebido o nome de “efeito Nefertite” e vem ganhando um grande número de adeptos devido aos excelentes resultados que propicia.

Já a luz intensa pulsada, além de tratar as manchas escuras, melhora o aspecto da coloração avermelhada provocada pelo sol, com o benefício de estimular um pouco o colágeno, diminuindo uma discreta flacidez e valorizando o viço da pele.

Para as pacientes que já começaram a se incomodar com o acúmulo de gordura abaixo do queixo, a radiofrequência multipolar e a criofrequência podem ser usadas, pois ambas promovem um aquecimento da pele e da gordura subcutânea, resultando tanto na melhora da firmeza da pele, pela estimulação do colágeno, quanto na redução da gordura da região.

Para aquelas cuja perda do contorno mandibular pela flacidez já é nítida e cujas marcas do pescoço estão bem visíveis, o alvo de tratamento é, com certeza, o colágeno. As duas técnicas que mais estimulam a produção dessa substância no organismo são o laser de CO2 fracionado e a aplicação dérmica profunda de ácido polilático.

Outro recurso que visa dar uma “sustentação” mais imediata ao pescoço, sobretudo na região da “papada”, é a colocação de fios absorvíveis de sustentação no local. Eles são implantados na camada de gordura da pele e, por terem pequeninas “garras” em toda a sua extensão, são responsáveis pelo reposicionamento das estruturas da face e do pescoço, propiciando excelentes resultados.

Um simples teste que ajuda a verificar o grau de flacidez cutânea é pinçar levemente uma pequena porção da pele da região em estudo, puxar suavemente e soltar. A lentidão do retorno da pele à posição inicial é diretamente proporcional ao grau de flacidez. Peles mais “firmes” voltam rapidamente à posição normal, e as mais “flácidas” demoram mais. Esse teste também serve para ajudar as pessoas a perceberem a melhora da qualidade da pele após a realização dos tratamentos.

O importante é procurar um profissional médico habilitado e com um notável senso estético, com domínio de todas as técnicas e com acesso aos recursos disponíveis atualmente, para auxiliá-las de modo que vocês fiquem em sintonia perfeita com seu corpo, a alma e o espírito! 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.