Robustez associada à economia de combustível

Novo Tector 15 toneladas Economy, da Iveco, é apresentado ao mercado brasileiro e pretende movimentar a categoria de comerciais médios

Veículos / 14 de Janeiro de 2015 / 0 Comentários
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Robustez, versatilidade e baixo consumo de combustível são alguns dos diferen­ciais do Tector 150E21 Economy 4X2, nova opção de caminhão na categoria de comer­ciais médios que a Iveco apresentou recentemente ao mercado brasileiro. O modelo também marca o lançamento da geração Economy, cuja princi­pal novidade é o uso de propulsores ainda mais eficientes que, no novo Tector, oferecem a maior potência e o maior torque da categoria, aliados a uma significativa economia de combustível, até 15% superior ao líder de vendas do segmento.

O gerente da Deva, Alexandre Bruno Nunes, conta que o modelo atende às expectativas do público que realiza demandas de entregas ur­banas – como atacadistas, distribuidores, super­mercadistas, prestadores de serviços em geral, comércio de materiais de construção e prefeitu­ras –, pois reúne qualidade, robustez, garantia e preço de venda e pós-vendas justos, além de desempenho positivo em distâncias curtas e mé­dias em rodovias.

Com PBT (Peso Total Bruto) de 15.400 kg, o veículo tem chassi reforçado e versatilidade para receber quaisquer tipos de implemento. A diver­sidade de uso permite atender tanto às grandes redes de transportadores quanto aos pequenos e médios frotistas, que podem preferir um ca­minhão com capacidade e robustez suficientes.

PRODUTO MINEIRO

Projetado, desenvolvido e fabricado no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), o novo Tector Economy tem seus resulta­dos embasados por uma série de testes feitos pela equipe do Centro de Desenvolvimento de Produto da fabricante. Isso envolve qua­se 1 milhão de quilômetros percorridos em estradas, serras, vias urbanas com e sem pavimentação, além de campos de testes específicos para avaliar a durabilidade e a resistência estrutural do veículo.

“Isso significa que o veículo foi prepa­rado para suportar as condições mais agres­sivas das estradas brasileiras, nossas ruas e nosso clima, além de ser um orgulho para todos nós, mineiros”, ressalta Alexandre.

Esses resultados se devem à tecnologia de ponta do novo motor FPT N45, com 206 cv de potência máxima (a 2.500 rpm) e tor­que de 720 Nm, na faixa que vai de 1.350 a 2.100 rotações. O propulsor, com quatro cilindros e tecnologia SCR, teve um aumento de cilindrada em relação ao seu antecessor – o motor NEF4 – de 3,9 para 4,5 litros.


O novo propulsor conseguiu ainda uma significativa melhora do consumo de combustível. Testes realizados pela equipe de engenharia da Iveco em uma aplicação urbana, considerando o veículo 100% car­regado, apontam que o novo modelo Iveco economizou 10% mais combustível que o líder do segmento. Numa aplicação urbana sem carga, a economia chega a 15%.

A transmissão usada é a mecânica Eaton, de seis marchas, com novo aciona­mento a cabo, que permite um aumento no conforto e na precisão da troca de marchas. Além disso, torna o processo mais ágil, faci­litando o desempenho do veículo, principal­mente em trechos urbanos.

CONFORTO

A vida a bordo também ficou mais confortável, devido às novas molas para­bólicas da suspensão dianteira do veículo, com capacidade de absorção de impacto e vibrações elevados. Na suspensão traseira, as molas parabólicas de duplo estágio se adaptam melhor aos diferentes tipos de terreno, distribuindo os impactos e contri­buindo para a estabilidade do caminhão.

A cabine ainda é equipada com molas helicoidais na suspensão posterior. Para o motorista, o resultado é uma viagem mais prazerosa, com movimentos mais suaves. No interior, os tecidos usados são os mes­mos do Tector Stradale, versão Premium da linha, conferindo um ar mais sofistica­do ao veículo.

O eixo traseiro Meritor MS 23-235 usa­do no Tector 150E21 Economy apresenta duas relações de redução. Na caixa baixa, com carga que exige mais força do veículo, oferece ao motorista condições de sobrepor obstáculos do dia a dia com maior facilida­de. Na caixa alta, permite guiar o veículo em situações que requerem menos força do conjunto motriz. Por sua vez, o eixo diantei­ro Iveco é forjado e tem capacidade técnica para 5.000 kg. O cubo de roda é banhado a óleo, em vez de lubrificado com graxeira, reduzindo paradas para manutenção e au­mentado a disponibilidade do veículo para as missões rotineiras do transportador.

O caminhão sai de fábrica com banco do passageiro biposto, escotilha de teto, ABS + EBL, porta-estepe, volante com re­gulagem de altura e profundidade e ajuste automático das folgas das lonas de freios. Como opcional, o veículo pode ser equipa­do com ar-condicionado.

ASSISTÊNCIA

Os compradores terão dois anos de garantia, além de contar com uma rede de aproximadamente 100 concessionárias que cobrem todo o território nacional e o investimento da marca em serviços de pós­-venda, que oferecem disponibilidade de peças e atendimento rápido.

Entre os principais serviços está o pro­grama Assistance Non-Stop, que garante assistência técnica emergencial 24h por dia, sete dias por semana. Com uma frota de 70 oficinas móveis espalhadas estrategicamen­te pelos principais centros do país, o serviço faz parte do Centro de Atenção ao Cliente Iveco, que garante rapidez e eficiência para atender a qualquer hora, em qualquer lugar.

“Temos o modelo disponível para en­trega imediata e já vendemos as primeiras unidades. Preparamos descontos especiais para clientes que fechem negócios conosco ainda neste mês de dezembro. Aproveito para ressaltar que a Deva está preparada para encarar os desafios do próximo ano e contribuir para que os nossos clientes atin­jam seus objetivos, transportando produtos com os nossos caminhões Iveco, os mais econômicos do Brasil.”

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