Sinal de alerta para os freios

TECNOLOGIA

Tecnologia / 06 de Agosto de 2015 / 0 Comentários
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Saiba quando esse, que é um dos principais itens de segurança dos veículos, apresenta desgaste e como ele deve ser utilizado, sobretudo em caso de emergência

Quando o assunto é manutenção preventiva de veículos, todo cuidado é válido e deve receber a devida atenção dos motoristas para se evitarem acidentes. Em carros pesados, como caminhões e ônibus, o dispositivo de segurança do sistema de freio pneumático requer uma eficiência muito maior de atuação do que em automóveis de passeio, afinal, eles carregam muito mais peso, seja em veículos de carga, seja no de passageiros. Mas será que o caminhoneiro sabe detectar quando esse dispositivo envia um aviso de desgaste?

Antes de pegar a estrada, o caminhoneiro sempre deve observar as condições do sistema pneumático, e a viagem somente poderá ser iniciada quando a pressão nos reservatórios de ar apresentar o valor correto – normalmente, 8 ou 10 bar. Caso, durante a viagem, as lâmpadas ou os sinais sonoros de alerta localizados no painel de instrumentos acen​dam significa que o veículo provavelmente está com alguma falha no sistema pneumático. Quando isso ocorre, é preciso atenção especial. Às vezes, é o caso de direcioná-lo para uma oficina, onde um profissional estará apto a fazer as devidas reparações no veículo.

O sinal de alerta, para determinadas situações, indica que é hora de utilizar o dispositivo de segurança disponível por meio da válvula do freio de estacionamento ou de mão, também conhecida como maneco. “Ter consciência do uso correto desse dispositivo de segurança é fundamental para o momento de necessidade”, recomenda o gerente de aplicação, treinamento e assistência técnica da empresa Wabco América do Sul, Germano Collobialli.​



SEGURANÇA À MÃO
A válvula do freio de mão, geralmente instalada à direita no painel ou no console (próximo ao banco do motorista), é disponibilizada através dos sistemas de freio pneumático e é mais uma maneira segura de​ acionar os freios do veículo. Caso haja algum problema durante a viagem, como falta de ar envolvendo a válvula do pedal, o freio do eixo traseiro poderá ser acionado via alavanca da válvula do freio de mão, segurando-a com a mão e deslocando-a por toda a fenda.

O uso do freio pneumático é expressamente necessário sempre que ocorre uma situação de emergência de baixa pressão pneumática nos sistemas de freio. Com o procedimento (movimento gradativo da alavanca), os cilindros do freio (cuícas) do eixo traseiro, por meio da ação de uma mola forte, encostam as lonas contra a parede do tambor do freio, de maneira a reduzir a velocidade do veículo até a sua parada por completo. Tudo isso é realizado sem ar, de maneira simples, rápida e, principalmente, com total segurança.

Por isso, a importância da manutenção preventiva dos freios. Além dos itens que apresentam desgastes devido ao uso, há outros dos sistemas de freio que requerem verificação semanal e os que precisam passar por manutenção trimestral. O especialista poderá verificar todos os itens de segurança, inclusive na suspensão, além de realizar manutenção em todos os componentes
dos sistemas pneumáticos.​ 

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