Suécia inaugura primeira rodovia elétrica do mundo

Trecho de 2 km é restrito ao transporte de cargas pesadas.

Tecnologia / 19 de Agosto de 2016 / 0 Comentários
A- A A+

Por dois anos, serão  realizados testes com caminhões híbridos.

Imagine rodar de norte a sul do país sem precisar parar para abastecer, sem  colocar nem uma gota de combustível no veículo. Isso já é possível na Suécia, onde enormes postes de energia foram instalados ao longo de uma rodovia para levar caminhões de carga ao seu destino.O país europeu com cerca de 9 milhões de habitantes e uma grande preocupação ambiental inaugurou, no fim de junho, a primeira rodovia elétrica do mundo, voltada para transportes de cargas pesadas. O investimento faz parte da meta da nação de tornar toda a sua frota de veículos livre de combustíveis fósseis até 2030.

O sistema vai funcionar em um trecho de 2 km da rodovia E16, na cidade de Gävle, ao norte da capital, Estocolmo, nos próximos dois anos, quando ocorrerão os testes. Parte da rodovia foi equipada com a tecnologia eHighway, da multinacional Siemens. Ela é considerada menos poluente e mais eficiente no consumo de energia. Os caminhões híbridos, que funcionam com eletricidade e diesel, foram fornecidos pela Scania e adaptados para os testes. Após os dois anos do projeto-piloto, ambas as empresas e o governo da Suécia irão avaliar  se o produto estará apto para uso comercial por longo prazo.

Visualmente, o sistema se parece com o antigo trólebus, com hastes ligadas a cabos superiores de energia elétrica. Segundo informações divulgadas pela Siemens, o caminhão recebe energia elétrica por um coletor de energia combinado ao sistema de acionamento híbrido do caminhão, montado na parte superior da cabine. O veículo pode trafegar pelas rodovias normais e, quando entra no trecho elétrico, ele é conectado, automaticamente, por meio de pantógrafos, à linha elétrica aérea. A velocidade é de até 90 km/h, e a faixa elétrica fica à direita da rodovia.

Dentro do trecho, os caminhões que forem equipados com o sistema serão alimentados pela fiação das chamadas catenárias aéreas, que fazem a distribuição elétrica ao longo do percurso. O pantógrafo é desconectado do caminhão assim que este deixa a pista elétrica. Então, o veículo passa a ser alimentado pelo motor comum e pelo combustível. O mesmo ocorre se o motorista quer fazer uma ultrapassagem enquanto está na faixa elétrica.

Em entrevista no lançamento da rodovia, o diretor da Scania no país, Claes Erixon, disse que a estrada elétrica é um marco importante para o transporte livre de combustíveis fósseis. “A Scania está comprometida com o sucesso do projeto e empenhada em soluções de transportes sustentáveis”, afirmou. Ao todo, o investimento foi de 8,18 milhões de euros, sendo 5,1 milhões através de parceria público-privada (PPP).

Segundo o engenheiro chefe da Divisão de Mobilidade da Siemens, Roland Edel, há também um ganho na qualidade do ar, já que se obtém uma redução significativa da emissão de poluentes. “O sistema tem o dobro de eficiência dos motores de combustão interna convencionais. A inovação alimenta caminhões com energia a partir de uma catenária. Isso significa que não é só o consumo de energia cortado pela metade, mas a poluição do ar local também é reduzida”, salientou.

O transporte representa mais de um terço das emissões de CO2 na Suécia, sendo que quase metade desse transporte é de mercadorias. Vendo o crescimento do setor no país, impulsionando também a capacidade ferroviária, o governo da Suécia se comprometeu a instituir um sistema de carga independente de combustíveis fósseis dentro de 14 anos. “De longe, a maioria das mercadorias transportadas na Suécia vai para a estrada, mas apenas uma parte limitada dos bens pode ser movida para outros tipos de tráfego. É por isso que devemos libertar os caminhões de sua dependência dos combustíveis fósseis, de modo que eles possam ser de uso no futuro. As estradas elétricas oferecem essa possibilidade e são um excelente complemento para o sistema de transporte”, avaliou o estrategista-chefe da Administração dos Transportes sueco, Anders Berndtsson, no lançamento da eHighway, conforme divulgado pela assessoria da Siemens.

Projetos semelhantes

A Siemens, desta vez em parceria com a Volvo, está desenvolvendo um projeto de demonstração de rodovia elétrica na Califórnia, nos Estados Unidos, país de maior consumo de combustíveis fósseis no mundo. Os testes estão previstos para serem realizados em 2017, e o trecho fica nas proximidades dos portos de Los Angeles e Long Beach.

Na Europa, a Inglaterra lançou em 2011 sua primeira autoestrada com postos de abastecimento para carros elétricos, também com foco em investimentos de mobilidade sustentável. O projeto liga Portugal à Espanha e conta com oito postos de recarga.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.