Uber da pesada

Empresas implementam solução para conectar demandas de frete e profissionais do setor por meio de aplicativo utilizado em transporte de passageiros

Mercado / 19 de Agosto de 2016 / 0 Comentários
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Prometendo uma solução na ponta dos dedos para o transporte de cargas rodoviárias no Brasil, a CargoX chegou ao mercado nacional há cerca de quatro meses e já soma mais de 100 mil caminhoneiros autônomos cadastrados. A expectativa para este primeiro ano de operação é de um faturamento da ordem de R$ 48 milhões. Por meio de um aplicativo – apelidado de “Uber dos caminhões” –, a empresa propõe a otimização do setor, mirando a frota ociosa do país e a redução do custo do frete, um dos maiores desafios dessa área.

A ferramenta conecta usuários e caminhoneiros, e permite a negociação em tempo real do transporte de cargas fechadas acima de seis toneladas para todas as regiões do país. A proposta é aproveitar todas as viagens feitas pelos motoristas cadastrados, de maneira que eles não precisem retornar ao local de origem com os veículos vazios, eliminando uma deficiência do setor.

Estimativas dão conta de que existem, atualmente, 350 mil caminhões além do necessário em circulação nas estradas brasileiras. E são esses os alvos da companhia, que tem na direção um dos três fundadores do Uber – razão do apelido dado à plataforma –, o mexicano Oscar Salazar. “Dessa forma, conseguimos um melhor aproveitamento dos espaços e viagens vazias para oferecer aos embarcadores que precisam transportar seus produtos”, propõe a empresa, destacando seu diferencial em relação a outros aplicativos de integração entre clientes e transportadores lançados anteriormente.

Expectativa

Para a empresa garantir flexibilidade, capilaridade, informação integrada e redução de custos – soluções prometidas pelo serviço –, os funcionários passam por treinamentos para aprender sobre a CargoX, a indústria de transporte e a tecnologia empregada no app.

Na carteira de clientes estão representantes dos setores de construção civil, alimentício, têxtil, commodities (soja, milho, açúcar, sal), autopeças e automotivo, máquinas e motores, embalagem, bebidas, papel e celulose, brinquedos, eletrônicos, informática e cosméticos.

Para o diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Centro-Oeste Mineiro (Setcom), Antônio Mizael, embora ainda não tenha sido possível analisar o impacto da tecnologia proposta pela CargoX no setor, a agilidade no encontro de oferta e demanda tende a ser positiva.“O mercado, em geral, está mudando. Isso é uma coisa inexorável. Hoje, utiliza-se muita tecnologia, e o modo convencional de transportar cargas está se exaurindo. Esse ramo tem o agravante de ser muito atrasado. Acredito que esteja uns dez anos atrás de outros setores. Então, qualquer coisa que vem impacta muito, e acho que é isso que vai acontecer”, avalia.Segundo Mizael, é preciso dar tempo para que o aplicativo mostre a que veio. “A discussão está na mesa agora. Há quase 40 anos no transporte, nunca vi uma crise como essa. Acho que (a ferramenta) vai ser uma revolução e, lá na frente, será positiva”.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg), Sérgio Pedrosa, as plataformas criadas para que contratantes e caminhoneiros se encontrem não são novidade mais. “Os aplicativos já estão sendo muito utilizados. Quem contrata (o transporte) atinge uma grande base, uma grande quantidade de caminhoneiros, o que facilita”, diz.

Crescimento

A CargoX, no entanto, parece ter uma proposta mais agressiva e mostra que pretende ser muito mais do que apenas outra ferramenta disponível no mercado. Com investimentos superiores a R$ 100 milhões previstos para serem injetados até 2017, a empresa está contratando profissionais para atuarem em São Paulo e ajudarem na expansão do negócio.

Cento e vinte vagas nas áreas de vendas, operacional, marketing e administrativa estão abertas, sobretudo para candidatos de 22 a 30 anos. Os currículos podem ser enviados até 15 de agosto, para o e-mail recrutamento@cargox.com.br, com a informação da área pretendida no assunto da mensagem.

Mas, se, por um lado, a CargoX avança em alta velocidade, por outro, ainda deixa dúvidas em relação ao funcionamento do aplicativo no transporte rodoviário brasileiro. O presidente da Associação de Prevenção de Acidentes e de Assistência aos Amigos e Cooperados da Coopercemg (Apacoop), Rogério Batista do Carmo, prefere ter cautela antes de se entusiasmar com a ferramenta.“Uma coisa é falarmos do Uber competindo com os táxis, porque sabemos que existia defasagem no atendimento. Nesse caso, o aplicativo veio e melhorou. Mas, no transporte, acho que outras questões precisam ser debatidas e analisadas”. 

“Os aplicativos já estão sendo muito utilizados. Quem contrata (o transporte) atinge uma grande base, uma grande quantidade de caminhoneiros, o que facilita”. Sérgio Pedrosa, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga

do Estado de Minas Gerais (Setcemg)

“O mercado, em geral, está mudando. Isso é uma coisa inexorável. Hoje, utiliza-se muita tecnologia, e o modo convencional de transportar cargas está se exaurindo. Esse ramo tem o agravante de ser muito atrasado. Acredito que esteja uns dez anos atrás de outros setores. Então, qualquer coisa que vem impacta muito, e acho que é isso que vai acontecer”, avalia. Segundo Mizael, é preciso dar tempo para que o aplicativo mostre a que veio. “A discussão está na mesa agora. Há quase 40 anos no transporte, nunca vi uma crise como essa. Acho que (a ferramenta) vai ser uma revolução e, lá na frente, será positiva”. Antônio Mizael, diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Centro-Oeste Mineiro (Setcom)

“Uma coisa é falarmos do Uber competindo com os táxis, porque sabemos que existia defasagem no atendimento. Nesse caso, o aplicativo veio e melhorou. Mas, no transporte, acho que outras questões precisam ser debatidas e analisadas”. Rogério Batista do Carmo, presidente da Associação de Prevenção de Acidentes e de Assistência aos Amigos e Cooperados da Coopercemg (Apacoop)

 

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