Vacina contra a dengue chega ao Brasil

SUS vai distribuir 5 milhões de doses em 2024 com foco nas regiões endêmicas

Saúde / 15 de Fevereiro de 2024 / 0 Comentários

O Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina contra a dengue no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante da situação endêmica em vários municípios, a aplicação começa em fevereiro.

A- A A+

Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina contra a dengue no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante da situação endêmica em vários municípios, a aplicação começa em fevereiro. A vacina já estava sendo ofertada na rede privada, e o Brasil é o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante na rede pública. 

Até o momento, a previsão é distribuir 5 milhões de doses em 2024. Conhecida como Qdenga, a vacina será focada em regiões prioritárias, segundo o Ministério da Saúde. A partir de fevereiro, serão 521 municípios contemplados, que estão em situação mais crítica com relação à doença. A análise dos locais contemplados foi feita pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

A distribuição vai atender três critérios: municípios de grande porte com mais de 100 mil habitantes; municípios com alta transmissão de dengue no período 2023/2024; e localidades com maior predominância do sorotipo DENV-2. 

O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. O imunizante tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para pessoas entre 4 e 60 anos. “A dengue é uma doença que impacta praticamente todo o território nacional, e o controle do vetor vem sendo insuficiente para reduzir as taxas de infecção”, afirmou o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Renato Kfouri.

Para ele, a vacina será importante pra controlar a dengue no país. “Estamos fechando o ano (2023) com recorde de óbitos. A vacina, sem dúvida, junto com outras medidas, será um importante instrumento para o controle dessa doença”, completou.
O registro da Qdenga pelo laboratório Takeda Pharma foi aprovado no Brasil em março de 2023. A vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, garantindo ampla proteção. A Qdenga é a mesma aprovada pela agência sanitária europeia. 

Casos no mundo

O Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões registrados em 2023. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS). No mundo todo, foram registrados 5 milhões de casos. A OMS aponta a crise climática, que tem elevado a temperatura global e contribuído para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. 

A dengue é causada pela infecção viral transmitida pela picada do mosquito infectado. Os principais sintomas são febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. (Com Agência Brasil)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.