Veículos estão poluindo menos

Estudo do Ministério do Meio Ambiente mostra que houve redução no índice de poluentes na atmosfera descartados por carros, caminhões e motos, em dez anos, no país

Meio Ambiente / 29 de Julho de 2014 / 0 Comentários
A- A A+

Com mudanças gradativas na quantidade de biodiesel ao diesel e cada vez mais veículos bastecendo com combustível menos poluente, o resultado esperado é a diminuição do índice de poluentes na atmosfera. E estudos já mostram que valeu a pena. O Ministério do Meio Ambiente divulgou recentemente o “Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários 2013”, que mostra uma redução constante, em dez anos, mesmo com aumento da frota de veículos no país.

O levantamento, feito de 2002 a 2012, registra queda de 52,1% no índice de monóxido de carbono (CO) e 45,1% menos hidrocarbonetos não metano (NMHC) no ar. O inventário apresenta a série histórica de emissões desde 1980 sobre todos os poluentesdescritos no Programa de Controle de Poluição do Ar por VeículosAutomotores (Proconve): monóxido de carbono (CO), óxidos denitrogênio (NOx), hidrocarbonetos não metano (NMHC), aldeídos(RCHO), material articulado (MP), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O).

No lançamento do inventário, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Ney Maranhão, considerou que, com as novas fases do Proconve, agora a P7, aliadas aos novos combustíveis com baixo teor de enxofre, haverá uma diminuição ainda maior no futuro. Para Maranhão, ainda é preciso que os governos estaduais reforcem os programas de inspeção e manutenção veicular e se dediquem a melhorar a mobilidade urbana. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que o importante é reforçar o conhecimento sobre a fonte de impactos ambientais de forma que subsidie políticas públicas e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O QUE REDUZIU
ANO 2002  2012  %
CO 2,61 1,25   -52,1%
NOx 1,27  1,10  -12,9%
MP  67,9 37,23 -45,2%
HC 0,46  0,25 -45,1%
FROTA* 24,35  48,78 +100,4%

*Por milhão de veículos
 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.