A compra e venda de veículos usados agora pode ser feita pela internet em todos os municípios de Minas. O governo estadual, ao ampliar o serviço, garante que pode ser feito de forma segura a qualquer momento do dia, efetivando o negócio de forma instantânea.
Realizado por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), inicialmente, o serviço foi disponibilizado para testes em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, e em Varginha, na região Sul.
Com os testes concluídos, a novidade está disponível em todos os municípios mineiros para pessoas físicas, sendo necessário que o veículo possua o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021.
Tanto o comprador quanto o vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com um cadastro no portal gov.br, nos níveis prata ou ouro. A segurança do processo é garantida por meio da autenticação online.
O novo serviço dispensa intermediários, elimina o reconhecimento de firma em cartório e a ida a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para concluir a transferência.
Com a transferência digital, o vendedor formaliza a transação no momento da venda e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. O comprador apenas deverá levar o veículo ao ponto de vistoria para que, após a inspeção, a transferência de propriedade seja finalizada. Todo o processo é monitorado pela equipe da CET-MG.
Durante a solenidade de anúncio, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais, Luísa Barreto, destacou a importância de modernizar o serviço de transferência veicular, o que vai proporcionar mais transparência e agilidade para o processo.
“É um serviço inovador que vai deixar para trás muita burocracia e muito tempo de deslocamento do cidadão. Aquilo que antes dependia de reunir papel, ir ao cartório, vai ser feito pelo celular ou pelo computador. É uma economia de dinheiro, de papel e de tempo para o cidadão mineiro”, acrescentou Luísa Barreto.
Transformação digital
O Governo de Minas também ampliou, em 2024, os serviços de solicitação pela internet do alvará de liberação para veículos removidos para pátios credenciados. O serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que antes necessitava de vários deslocamentos, também pode ser resolvido pelo computador ou celular.
Além disso, o cidadão pode realizar a consulta do status do andamento de diversos serviços relacionados a veículos por meio do MG App - aplicativo oficial do Governo de Minas - ou do portal Cidadão MG, sem a necessidade de comparecimento a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), como era feito anteriormente.