Compra e venda digital

Todos os municípios mineiros agora têm transferência digital de veículos. Serviço facilita a compra e venda de veículos usados.

Legislação / 06 de Janeiro de 2025 / 0 Comentários

A compra e venda de veículos usados agora pode ser feita pela internet em todos os municípios de Minas.

A- A A+

A compra e venda de veículos usados agora pode ser feita pela internet em todos os municípios de Minas. O governo estadual, ao ampliar o serviço, garante que pode ser feito de forma segura a qualquer momento do dia, efetivando o negócio de forma instantânea.

Realizado por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), inicialmente, o serviço foi disponibilizado para testes em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, e em Varginha, na região Sul. 
Com os testes concluídos, a novidade está disponível em todos os municípios mineiros para pessoas físicas, sendo necessário que o veículo possua o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021. 
Tanto o comprador quanto o vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com um cadastro no portal gov.br, nos níveis prata ou ouro. A segurança do processo é garantida por meio da autenticação online.
O novo serviço dispensa intermediários, elimina o reconhecimento de firma em cartório e a ida a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para concluir a transferência.
Com a transferência digital, o vendedor formaliza a transação no momento da venda e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. O comprador apenas deverá levar o veículo ao ponto de vistoria para que, após a inspeção, a transferência de propriedade seja finalizada. Todo o processo é monitorado pela equipe da CET-MG.
Durante a solenidade de anúncio, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais, Luísa Barreto, destacou a importância de modernizar o serviço de transferência veicular, o que vai proporcionar mais transparência e agilidade para o processo. 
“É um serviço inovador que vai deixar para trás muita burocracia e muito tempo de deslocamento do cidadão. Aquilo que antes dependia de reunir papel, ir ao cartório, vai ser feito pelo celular ou pelo computador. É uma economia de dinheiro, de papel e de tempo para o cidadão mineiro”, acrescentou Luísa Barreto.
 
Transformação digital
O Governo de Minas também ampliou, em 2024, os serviços de solicitação pela internet do alvará de liberação para veículos removidos para pátios credenciados. O serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que antes necessitava de vários deslocamentos, também pode ser resolvido pelo computador ou celular.
Além disso, o cidadão pode realizar a consulta do status do andamento de diversos serviços relacionados a veículos por meio do MG App - aplicativo oficial do Governo de Minas - ou do portal Cidadão MG, sem a necessidade de comparecimento a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), como era feito anteriormente. 

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.