Autonomia e eficiência

Denatran é transformado em Secretaria Nacional de Trânsito, vinculada ao Ministério da Infraestrutura

Legislação / 27 de Novembro de 2021 / 0 Comentários
A- A A+

Conferir autonomia e agilidade ao planejamento e às decisões de políticas públicas de trânsito no Brasil. Essa foi a justificativa para a mudança de status do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que se transformou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério da Infraestrutura (Minfra). Durante o anúncio da novidade, o titular da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas, ressaltou que a mudança significa mais eficiência para a sociedade.

“A decisão de transformar o departamento em secretaria vai ao encontro do pilar de fortalecimento institucional previsto no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, aprovado pelo Contran [Conselho Nacional de Trânsito]”, disse o ministro. “Conseguiremos dar maior peso político e mais relevância e estrutura [ao setor] sem aumentar despesas, apenas com a conversão e o remanejamento de cargos”, completou Freitas.

A partir de agora, a secretaria passa a ser considerada, de acordo com o artigo 19 do Código de Trânsito Brasileiro, um órgão máximo executivo de trânsito da União, possuindo, assim, autonomia técnica e jurisdição sobre todo o território nacional. O objetivo principal da Senatran é fiscalizar e viabilizar o cumprimento da legislação, bem como a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Contran.

Além disso, a repartição tem a atribuição de supervisionar e coordenar os órgãos incumbidos da execução da Política Nacional de Trânsito; criar procedimentos para aprendizagem e habilitação de condutores e para registro e licenciamento de veículos; organizar e manter todos os sistemas operacionais de trânsito, como os registros nacionais de Carteiras de Habilitação e de Veículos Automotores; e prestar apoio como secretaria executiva do Contran.

Aprimoramento dos serviços

“A gente institui de forma definitiva uma estrutura que vai ficar de legado para a sociedade brasileira, que é a Secretaria Nacional de Trânsito. Isso mostra a liderança, a capacidade de fazer com que o time não só entregue, mas se envolva de forma intensa com o objetivo de realmente entregar uma infraestrutura de qualidade, engenharia de ponta, buscando ter essa atenção com os usuários. E também a questão da educação, que é fundamental nessa agenda”, afirmou o secretário-executivo do Minfra, Marcelo Sampaio.

De acordo com o novo secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, a criação da repartição é um pedido antigo de todos aqueles que atuam na área. “O governo federal viu a necessidade de buscar um trânsito mais seguro e de prestar serviços mais eficientes para a sociedade. Por isso, com essa mudança, a Senatran ganhará capacidade de atendimento mais rápido e efetivo, buscando ações voltadas para a segurança no trânsito e a transformação digital”, antecipou.

A estrutura organizacional, antes dividida em cinco coordenações gerais, agora tem três departamentos. O primeiro é o de Gestão da Política de Trânsito, que contempla as áreas de planejamento, sistemas e estatísticas. Já o de Segurança no Trânsito engloba educação, saúde e segurança; enquanto o de Regulação e Fiscalização atende as áreas de normatização e fiscalização.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.