Desconto virtual

Multas pagas antecipadamente pelo app Carteira Digital de Trânsito podem resultar em uma economia de até 40% para o motorista infrator. Por ora, o recurso é exclusivo para pessoas físicas.

Legislação / 16 de Dezembro de 2020 / 0 Comentários
A- A A+

O acompanhamento, o recebimento e o pagamento antecipado de multas com desconto de até 40% já podem ser feitos por meio da plataforma virtual da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Por enquanto, essas funcionalidades estão disponíveis apenas para pessoas físicas. As empresas ainda precisam utilizar o site do Serviço de Notificação Eletrônica (SNE) – sne.denatran.serpro.gov.br – para gerenciar as infrações dos veículos de suas frotas.

A integração dos aplicativos CDT e SNE, que permite os novos recursos, foi anunciada durante a Semana Nacional do Trânsito – celebrada anualmente de 18 a 25 de setembro –, no webinar (seminário on-line) Denatran Digital – Inovações para o Cidadão.

“A transformação digital caminha lado a lado com a segurança e o intuito de facilitar a vida do cidadão. Temos outros nove serviços para agregar à CDT, sendo um deles o SNE. Com essa fusão, o cidadão poderá, dentro de um único aplicativo, resolver inúmeros serviços burocráticos de trânsito”, afirmou o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro.

Como funciona

Para passar a receber as multas em formato eletrônico, o condutor que ainda não tiver formalizado a adesão pelo site ou pelo aplicativo do SNE já consegue fazê-lo pela carteira digital. Aqueles que estão cadastrados em ambos os apps precisam apenas atualizar a CDT na loja App Store ou na Google Play.

As novas funcionalidades aparecem no menu de opções da aba “Preferências”. Os novos usuários deverão percorrer o mesmo caminho, porém, a adesão será feita no momento em que o condutor autorizá-la no aplicativo. Concluídas essas etapas, as notificações de multas passarão a chegar pela carteira digital.

O desconto de 40% no valor da penalidade só poderá ser aplicado se o infrator abrir mão de interpor recurso. Se houver contestação da autuação, a redução cairá para 20%. Segundo o Ministério da Infraestrutura (Minfra), o abatimento é possível em função do valor economizado com custos administrativos, de impressão e envio pelos Correios.

Adesão

Desde 2016, quando foi disponibilizado, o SNE já gerou mais de R$ 100 milhões de descontos em multas de trânsito para condutores de todo o Brasil, de acordo com o Minfra. Atualmente, as notificações eletrônicas abrangem as autuações de todos os órgãos de trânsito de fiscalização nacionais, além das emitidas por 15 Departamentos de Trânsito e mais de 80 órgãos municipais.

No caso de o órgão responsável não fazer parte do SNE, o motorista que cometer uma infração receberá a notificação e a multa pelos meios tradicionais e, consequentemente, não terá direito ao desconto de até 40%. 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.