50 milhões têm CNH Digital

Aplicativo tem outras funcionalidades: aprenda a baixar 
e ter a sua carteira oficial no smartphone

Estradas / 17 de Novembro de 2023 / 0 Comentários

Uma tranquilidade para quem está sempre com o smartphone por perto. A Carteira Nacional de Motorista (CNH) na versão digital está nas mãos de 50 milhões de motoristas brasileiros, segundo dados do Serpro, empresa pública responsável pela criação do aplica

A- A A+

Uma tranquilidade para quem está sempre com o smartphone por perto. A Carteira Nacional de Motorista (CNH) na versão digital está nas mãos de 50 milhões de motoristas brasileiros, segundo dados do Serpro, empresa pública responsável pela criação do aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito. A solução foi desenvolvida em 2019 para a Secretaria Nacional de Trânsito e está entre os aplicativos do governo mais baixados pelo cidadão.

Em agosto, por exemplo, o app só perdeu para o gov.br e a Carteira de Trabalho Digital. O secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas, disse que o principal objetivo da transformação digital é simplificar a vida dos brasileiros, que, em sua maioria, acessam a internet por meio do celular. “Nada mais significativo que os documentos estejam na palma da mão”, afirmou.

A digitalização dos serviços ligados ao transporte ainda está em curso. No mesmo aplicativo, por exemplo, é possível fazer a venda de veículos e a indicação do real infrator no caso de uma infração de trânsito, mas esses serviços ainda estão sendo implementados pelos departamentos estaduais de trânsito, assim como o Sistema de Notificação Eletrônica, que permite o pagamento antecipado de multas com até 40% de desconto, está sendo adotado pelos municípios.

A CNH digital é um documento que possui validade em todo o território nacional, podendo ser utilizada como identificação em embarques aéreos e repartições públicas, por exemplo. O app permite a exportação desse documento com assinatura digital, o que equivale a uma cópia de autenticação em cartório.
No mesmo aplicativo, também está o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e). A versão do documento veicular pode ser compartilhada por qualquer período de tempo com até cinco outros usuários do aplicativo. O CRLV se tornou 100% digital em 2020, mas é possível fazer a impressão por quem preferir conduzir o documento em papel. A autenticidade do documento é garantida por um QR-Code.

Passo a passo
O primeiro passo para ter a CNH digital é baixar o aplicativo CDT no sistema Android ou IOS. Depois, realizar login, que é o mesmo utilizado na plataforma gov.br. Em seguida, é preciso apontar a câmera para o QR Code que fica na parte de trás da carteira de motorista e, depois, tirar uma foto dentro do aplicativo.

O app vai comparar a sua foto com a foto do banco de dados do Detran para confirmar a sua identidade. Para finalizar, é preciso confirmar o CEP cadastrado no Detran do Estado onde sua CNH foi feita. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo gerará automaticamente a sua CNH Digital.

Se tiver problemas em gerar a CNH Digital, é preciso procurar o Detran onde sua carteira foi gerada para verificar a situação. Pode ser necessário atualizar seus dados pessoais, como número de celular, e-mail e CEP.

Já para gerar o documento digital do veículo, é preciso ter em mãos o número do Renavam, que está na parte superior esquerda do documento do carro, e do código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV, antigo DUT). Automaticamente o app vai gerar o documento.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.