A nova casa dos transportes

Zona de Empreendimentos Sustentáveis de Igarapé vai abrigar empresas do setor com a infraestrutura, a mobilidade e a sustentabilidade que a atividade merece. O empreendimento contribuirá para desenvolvimento do município

Capa / 20 de Agosto de 2014 / 1 Comentários

Panorama da nova Sada na Zona de Empreendimento Sustentável em Igarapé

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A cidade que foi ocupada em função do garimpo de ouro e passou pela atividade de agropecuária tem nova identidade. A implementaçãoda Zona de Empreendimentos Sustentáveis (ZES) em Igarapé está transformandoo município e oferece uma oportunidade de desenvolvimento local.

Pátio Chamada e, ao fundo, Pátio Veículos da Sada em Igarapé

 Distrito conta com mais de 20 milhões de m²

A região de aproximadamente 20 milhões de m² estava planejada para ser ocupada por chácaras e sítios. Contudo, o grupo Sada manifestou interesse e criou-se a oportunidade imediata da implantação da ZES, um distrito industrial.

O grupo Sada identificou o espaço com o objetivo de atender à expansão das vendas e unificar os mais de 20 pátios externos de parqueamento do estoque da Fiat. “O novo pátio tem capacidade para 24 mil veículos e 20 rampas modernas, pneumáticas, projetadas e construídas pela Matran, empresa do Grupo Sada. Com isso, esse pátio será controlado por rastreamento e operará com grande celeridade, diminuiremos em 40% o tempo de carregamento e pela metade o número de entrega por viagem. Isso representa mais tempo em casa para todos e menos custos . Ainda, estará pronto até novembro um Pátio Chamada para cegonheiros, com 600 vagas para conjuntos e instalações de Primeiro Mundo”, apresenta o presidente do Grupo Sada, Vittorio Medioli.

Para atender à expectativa das empresas e de possíveis parceiros, bem como desenvolver economicamente Igarapé, foram alterados o Plano Diretor Municipal e outras leis da cidade. “Entendemos a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade e voltamos esforços para acelerar as aprovações das legislações. Esta é nossa missão: representar a sociedade em iniciativas sustentáveis, que gerem emprego, renda e políticas públicas sociais”, conta o presidente da Câmara Municipal de Igarapé, Micharlis Stânio da Fonseca.

 

No âmbito do Executivo municipal, a prefeitura investiu na captação financeira para obras de infraestrutura.“Buscamos recursos para a construção de um novo acesso e assinamos, em julho, convênio com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), destinado à execução de obras no trechoque vai da BR-381, próximo ao posto Transabril, até a Subestação da Cemig”, conta o prefeito de Igarapé, José Carlos Gomes Dutra, conhecido como Kalu.

Entre as intervenções está a construção de uma rotatória e de uma nova estrada que darão acesso ao Distrito Industrial, local onde está instalada a Sada. Estão sendo investidos R$12,7 milhões na obra, que está em fase de terraplanagem e desapropriações. A Setop será a responsável pela execução e pelo financiamento e a prefeitura, pelo acompanhamento das negociações com moradores da região.

Para o prefeito, “a construção dessa estrada, além de melhorar o acesso à Zona de Empreendimentos Sustentáveis, vai contribuir com o tráfego na área central da cidade, criando uma nova forma de acesso ao Distrito Industrial, com mais rapidez e segurança. Vamos também ampliar o empreendedorismo no município”.

Filial da Coopercemg no Distrito ocupará uma área de 100 mil m²​

PARCEIROS

A Sada é a primeira das empresas do setor de transporte que virão para o município. O grupo investiu, até o momento, mais de R$ 100 milhões, e o novo espaço possibilitará, além do carregamento da Fiat, operações destinadas às locadoras, como adaptações de carros para exigências de frotistas. “Os resultados serão mais agilidade nas operações, mais qualidade no atendimento e também para todos que trabalharão nesse ambiente, pois a nova localização facilita e elimina para muitos o desconforto de transitar por trechos de rodovias em Betim que costumam ser sobrecarregados de tráfego”, analisa Medioli.

E o presidente do Grupo Sada reforça: “Esse pátio agrega tecnologias que até então eram apenas um sonho, mas agora é realidade. As montadoras acharam que as novas instalações antecipam o futuro e que nunca se deu um passo tão largo na história do transporte de veículos. Com base Igarapé nesses avanços, em seguida mudaremos outras instalações, sempre olhando para frente”.

Uma filial da Tegma Gestão Logística está em construção e se prepara para se instalar na área. O diretor presidente da empresa, Fábio d’Ávila Carvalho, conta que o investimento na compra do terreno, no valor de R$6.600.000,00, tem o objetivo de agilizar e garantir ainda mais excelência no atendimento a toda a operação logística de transporte dos veículos Fiat.


“Haverá espaço carreteiro – área de convivência –, pátio de estacionamento de carretas, escritórios, galpão de carregamento e local para estacionamento de veículos zero-quilômetro. Basicamente, realizaremos a conferência e o transporte de veículos novos a partir da cidade de Igarapé. Os benefícios estão na garantia de atendimento que o cliente exige e necessita, pois, uma vez que toda a operação estará concentrada em um único local, evitaremos atrasos nas entregas dos veículos aos concessionários e avarias nos veículos”, explica o diretor presidente da Tegma Gestão Logística.

Instituições que representam os profissionais do transporte também serão vizinhas das empresas. A Cooperativa dos Transportadores de Automóveis e de Consumo do Estado de Minas Gerais (Coopercemg) construirá sua filial no Distrito Industrial. Prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2015, a área com aproximadamente 100.000 m² oferecerá estrutura para a sede da administração, pátio para abastecimento e estacionamento, galpão de serviços, banheiros para motoristas, lanchonete, caixas eletrônicos e loja para comercialização de produtos.

 

O diretor financeiro da Coopercemg, Guilherme Anchieta Estevam, ressalta que a nova filial terá uma infraestrutura que comportará todos os cegonheiros de Betim, atendendo-os de forma adequada e rápida. “O diferencial é a oferta de produtos e serviços de qualidade com preços justos. A nova sede ficará ao lado do pátio da Sada, local que abrigará a chamada e o carregamento de veículos. Com os serviços oferecidos pela cooperativa, todas as necessidades dos transportadores serão contempladas, facilitando a logística.”

 

MOBILIDADE E SEGURANÇA

O presidente do Sindicato dos Cegonheiros de Minas Gerais (Sintrauto), Carlos Roesel, enfatiza a melhoria da logística.

 “A ZES tem a intenção de sanar antigos problemas como a movimentação de cargas, o carregamento e descarregamento de veículos. Além disso, os caminhões de nossos associados ficarão estacionados em um grande pátio, localizado dentro do distrito. Assim, evitaremos os constantes assaltos e preservaremos nossos pertences e patrimônio.”

Roesel pontua o crescimento do município de Betim e, consequentemente, a redução de espaço para o trânsito de veículos especiais como as cegonheiras. Nesse sentido, há expectativa de melhora também no tráfego dessa cidade. “Teremos ligação direta com as rodovias 262 e 050. Assim, desafogaremos as vias de chegada e saída de Betim. Com certeza, essa melhoria será notada, e necessitamos disso. O Estado representa um importante cenário na malha rodoviária brasileira. Por isso, evitar que veículos especiais circulem dentro dos centros urbanos é uma conquista não somente dos cegonheiros, mas de toda a sociedade”, comemora.

 

Atualmente, em torno de 60% das cargas transportadas nacionalmente são deslocadas pelas rodovias. Estradas bem pavimentadas reduzem os custos de manutenção de caminhões e elevam a durabilidade desses veículos, além de reduzirem o tempo de transporte de insumos e produtos e o valor dos fretes.

Nesse sentido, a existência de uma infraestrutura adequada permite, ao reduzir os custos de transação, que o transportador tome decisões mais apropriadas com relação à recepção e à distribuição de insumos e produtos, além da aplicação mais produtiva de recursos que, em outros casos, seriam utilizados para cobrir necessidades imediatas de infraestrutura.

“Não resta dúvida de que a oferta eficiente de serviços públicos de infraestrutura seja um dos aspectos mais importantes das políticas de desenvolvimento econômico e social. A prestação eficiente de tais serviços condiciona significativamente a produtividade e a competitividade do sistema econômico, ao mesmo tempo que melhora o bem-estar social. Portanto, uma adequada disponibilidade de infraestrutura e de seus serviços correlatos é condição indispensável para que o país possa desenvolver vantagens competitivas”, trecho do estudo “Infraestrutura Econômica no Brasil: diagnósticos e perspectivas para 2025”.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Esse estudo mostra ainda que os investimentos em infraestrutura impactam na economia por meio de canais diretos – como a expansão da capacidade de abastecimento ou o escoamento da produção – e indiretos (como a melhoria na produtividade), propiciando o desenvolvimento econômico e social da região.

 

EMPREENDEDORISMO DE PONTA

O presidente do Grupo Sada, Vittorio Medioli, apresenta para os leitores de Entre-Vias o investimento baseado em inovação, tecnologia, sustentabilidade e valorização dos profissionais do transporte.

 

 

 

 

 

 

Entre-Vias: Por gentileza, apresente os objetivos que levaram a Sada contar com uma filial no distrito de Igarapé.​

Vittorio Medioli: Para atender à expansão das vendas e para unificar os mais de 20 pátios externos de parqueamento do estoque da Fiat. Isso gerava grande desconforto a todos, especialmente a quem precisava carregar veículos com celeridade. As operações estavam ficando impossíveis.

Quais são as características da infraestrutura: local e tamanho do espaço/área.

O novo pátio tem capacidade para 24 mil veículos e 20 rampas modernas, pneumáticas, projetadas e construídas pela Matran, empresa do Grupo Sada. Com isso, esse pátio será controlado por rastreamento e operará com grande celeridade, diminuiremos em 40% o tempo de carregamento e pela metade o número de entrega por viagem. Isso representa mais tempo em casa para todos e menos custos. Ainda, estará pronto até novembro um Pátio Chamada para cegonheiros, com 600 vagas para conjuntos e instalações de Primeiro Mundo.

Qual foi o investimento da empresa para a aquisição do terreno?

Ainda não terminou, mas passa de R$ 100 milhões.

Quais atividades/negócios serão realizadas em Igarapé?

Haverá, além do carregamento Fiat, operações destinadas às locadoras, como adaptações de carros para as exigências de frotistas.

Quais são os benefícios para os clientes com o novo espaço? Permitirá algum diferencial?

Mais agilidade nas operações, mais qualidade no atendimento e para todos que trabalharão nesse ambiente.

A nova localização facilitará a logística do transporte?

Facilita e elimina para muitos o desconforto de transitar por trecho de rodovias em Betim que costumam ser sobrecarregados de tráfego.

Qual é a previsão de inauguração?​

Começaremos a trabalhar progressivamente e os testes iniciarão em setembro, devendo se prolongar até dezembro. Oficialmente, esperamos ter tudo funcionando em janeiro, então pensaremos numa festa de inauguração com todos os convidados.

O senhor gostaria de deixar uma mensagem para os leitores de Entre-Vias?​

Esse pátio agrega tecnologias que até então eram apenas um sonho, mas agora é realidade. As montadoras acharam que as novas instalações antecipam o futuro e que nunca se deu um passo tão largo na história do transporte de veículos. Com base nesses avanços, mudaremos em seguida outras instalações sempre olhando para frente.

Agradeço a Entre-Vias pela oportunidade e parabenizo pelo jornalismo de grande interesse que praticam em favor da nossa categoria.

 

O presidente do Sintrauto avalia que a melhoria na estrutura, a possibilidade de armazenamento e o aumento da produção refletirão em mais oportunidade de trabalho.

O prefeito de Igarapé corrobora e complementa: “Além de gerar emprego e renda, a Zona de Empreendimentos Sustentáveis vai impactar positivamente nos cofres do município, que hoje está em baixa e depende de repasses dos governos estadual e federal para fechar as contas. Mais recursos em caixa representam a possibilidade de mais investimentos em políticas públicas nas diversas áreas necessárias para a melhoria da qualidade de vida da população. Com certeza, o empreendimento vai alterar positivamente Igarapé”.

 

 

A Sada iniciou parcialmente as atividades no município em novembro do ano passado, e a empresa disponibilizou vagas de emprego aos igarapeenses, a maioria para motoristas. Desde o início da obra, em maio de 2013, a Sada absorve mão de obra de diversas empreiteiras e deve gerar centenas de empregos diretos e indiretos na cidade.

“Começaremos a trabalhar progressivamente e os testes iniciarão no próximo mês, devendo se prolongar até dezembro. Oficialmente, esperamos ter tudo funcionando em janeiro do próximo ano. Nesse momento, pensaremos numa festa de inauguração com todos os convidados”, comemora Medioli.

RESPEITO À NATUREZA

Tão importante quanto a geração de emprego e renda é a sustentabilidade ambiental do empreendimento, ou seja, a preservação dos recursos hídricos, fauna e flora existente na região. A Lei Complementar 52/2013, que cria a Zona de Empreendimentos Sustentáveis, condiciona a instalação de empresas a licenciamentos, autorizações e normas ambientais que priorizam o uso racional dos recursos naturais, por meio da utilização de planos de manejo sustentáveis, que têm como foco a atividade econômica com respeito à preservação dos recursos hídricos, fauna e flora existente na região.

O prefeito da cidade conta algumas ações realizadas: “O alvará somente é concedido após apresentação do Sistema de Gestão Ambiental, conforme normativa ISO 14001, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental. As áreas de preservação permanente serão cercadas e recuperadas, se necessário. O projeto da empresa deve conter manutenção de reserva nativa ou reflorestada correspondente a, no mínimo, 20% da área total do empreendimento e instalação de sistema de captação, reaproveitamento e infiltração de águas pluviais”.

A Sada Transportes apresentou satisfatoriamente toda a documentação solicitada e, em janeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Igarapé realizou vistoria nas instalações, empreendendo assim uma avaliação mais precisa e apurada. “Tendo em vista todos os aspectos ambientais levantados no momento das vistorias de campo e a fim de atender o que está disposto na legislação, principalmente no Plano Diretor Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio de Parecer Técnico N°794250/2014, viabiliza a implantação do empreendimento na área proposta”, conclui o relatório.

DISTRITO INDUSTRIAL

A formação de distritos industriais surge como alternativa para o desenvolvimento local. Nos últimos anos, empresas se aglomeram em certos locais e regiões e passam a desenvolver uma diversidade de relações sociais, baseadas na cooperação e na concorrência.

Essa nova estratégia de desenvolvimento  que tem como objetivo reestruturar o sistema produtivo, aumentar o emprego local e melhorar as condições de vida da população  busca expandir ou incentivar o potencial de desenvolvimento da localidade.

Na região Sudeste do Brasil, está situada a mais importante concentração industrial no país, e o Estado de São Paulo é o seu principal destaque. Minas Gerais é rico em recursos minerais e, por isso, destaca-se como um grande centro metalúrgico e siderúrgico que conta com importante participação do setor de transporte.

 “O Brasil é o país do futuro. Todos que desejarem empreender têm de se colocar à frente das decisões. Estamos no caminho certo, enfrentando as dificuldades com sabedoria. Somos uma categoria politizada e consciente de nosso papel na economia. O investimento na qualificação profissional é a nossa visão. Estaremos sempre juntos na solução dos problemas que afetam os transportadores de carga deste país, em especial os cegonheiros.” É com essa mensagem que o presidente do Sintrauto, Carlos Roesel, enfatiza e homenageia a importância da atuação dos profissionais do transporte.

 

RAIO-X DE IGARAPÉ
Número de habitantes: 36.363
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografiae Estatística (IBGE)/Censo 2012
Produto Interno Bruto (PIB): R$678.758,51
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Ano 2011
PIB per capita: R$ 19.280,14
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Ano 2011
Área total: 110,08 km²

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