Atuação legitimada

Novo projeto de lei do senador Paulo Paim corrobora papel das associações de proteção veicular e das de caminhoneiros

Evento / 24 de Abril de 2023 / 0 Comentários

Mais um importante instrumento do senador Paulo Paim (PT-RS) vai ao encontro das reais necessidades do setor, especialmente para os profissionais autônomos. O Projeto de Lei 1.070/2023 permite às associações e às cooperativas de transportadores de pessoas

A- A A+

Mais um importante instrumento do senador Paulo Paim (PT-RS) vai ao encontro das reais necessidades do setor, especialmente para os profissionais autônomos. O Projeto de Lei 1.070/2023 permite às associações e às cooperativas de transportadores de pessoas ou cargas a criação de fundo próprio para prevenção e reparação de danos a seus veículos em razão de algum infortúnio. 

A matéria também prevê o cancelamento de autos de infração emitidos até a data de publicação dessa lei pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) contra as associações de caminhoneiros e cooperativas de transportadores de pessoas ou cargas.

“Esse projeto de lei tem todo o nosso apoio, pois estamos há mais de dez anos nessa luta em busca de uma solução para a proteção dos nossos caminhões. Nossa causa é legítima, pois somos atores fundamentais para o desenvolvimento do país e queremos dignidade, mais trabalho e respeito!”, enfatiza o presidente da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat), Luiz Carlos Neves.

Ele conta que as associações são mecanismos fundamentais para assistir aos autônomos, que são preteridos pelas seguradoras. “Ou estamos sujeitos aos ladrões nas rodovias e nos grandes centros ou aos grandes grupos que monopolizam os bancos e as seguradoras, forçando a Susep a aplicar multas altíssimas e totalmente sem qualquer fundamentação legal. 

Nesse contexto, surge como solução eficaz que os caminhoneiros se organizem em grupos restritos de auxílio mútuo e autogestão, com regras claras e definidas, em que todos os caminhoneiros participantes do grupo dividam os prejuízos sofridos, além de criarem um fundo financeiro para maior segurança dos associados”, explica Luiz Carlos.

Devido à pertinência do projeto, a Fenacat – orientada pela assessora jurídica Virginia Laira – realiza uma grande mobilização junto à sua rede de parceiros. O objetivo é divulgar amplamente a matéria e reunir esforços para a aprovação. “Desde 2003, quando criamos esse modelo de proteção para os caminhoneiros, buscamos apoio em Brasília. 

Para nós, que fomos os pioneiros nesse sistema de proteção patrimonial, a importância desse projeto e o apoio de um senador tão respeitado como Paulo Paim nos alivia diante da falta de uma regulamentação que existe hoje. A Fenacat tem o aval de uma categoria organizada e que depende disso para sobreviver. São mais de dez anos de luta, e agora surge uma luz capaz de resolver nossos problemas”, enfatiza o diretor da federação, Geraldo Eugênio de Assis.

“A iniciativa do senador Paulo Paim vem ao encontro dos anseios da categoria, pois manter um patrimônio adquirido pelo fruto de muito esforço e sacrifício não pode ficar à mercê de exploradores (seguradores e corretores) em que interessa apenas o lucro. Por isso, a urgência na votação e sua aprovação se fazem necessárias para que a categoria possa ser mais bem-regulamentada”, conclui o presidente da Fenacat.

Entrevista com o Senador Paulo Paim

O autor do projeto de lei, o senador Paulo Paim (PT-RS), conversou com a Entrevias. Ele reforçou a importância do transporte de cargas para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Entrevias: Quais são as motivações do recente Projeto de Lei 1.070/2023? 

Senador Paulo Paim: O objetivo do projeto é proporcionar que associações de transportadores de pessoas e cargas possam criar fundo próprio custeado pelos associados para arcar com a prevenção e a reparação de danos sofridos pelos seus veículos. Muitos caminhoneiros afirmam que não têm acesso ao mercado comum e tradicional de seguros e apontam que a criação de um fundo, como proposto pelo projeto, daria a eles capacidade de amenizarem os riscos naturais para proteção automotiva.


  
O senhor tem recebido retorno de seguradoras e da Susep após a apresentação desta matéria? Há pressão desses atores? 

Toda lei e, principalmente, projeto de lei, são passíveis de melhoria. Estamos atentos a isso. Recebemos manifestações favoráveis e contrárias. Ao longo desses quase 40 anos, dentro do Congresso Nacional, adotei, como princípio, o diálogo constante com todos os setores da sociedade. Essa é uma forma de construir democraticamente um texto que contemple e atenda, dentro do possível, todos os interessados. Desta vez, não será diferente. O projeto será despachado para apreciação das comissões, e poderemos dialogar com o relator designado e com os setores envolvidos, inclusive em possível audiência pública.
  
Qual a diferença dessa matéria para o Projeto de Lei 356, de 2012?

O ponto central do projeto é o mesmo: permitir que associações de transporte possam criar fundo próprio para custear, exclusivamente, a prevenção e a reparação de danos ocasionados aos seus veículos por infortúnios decorrentes de furto, roubo, acidente e incêndio. Na versão do projeto atual, deixamos claro que as regras se aplicam apenas aos proprietários de veículos autorizados ao transporte coletivo de passageiros, aos caminhões autorizados à exploração do transporte rodoviário de cargas e às cooperativas de pessoas e cargas. Outro ponto que propomos é o cancelamento dos autos de infração lavrados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a anistia das multas deles decorrentes aplicadas às associações de caminhoneiros e cooperativas de transporte de pessoas ou cargas.
 
Como as associações (que reúnem transportadores autônomos) e a Fenacat podem contribuir para lhe apoiar nesse projeto?

É necessário ter uma mobilização e uma sensibilização dos parlamentares para que todos entendam a real situação dos profissionais transportadores de cargas e pessoas e das cooperativas. E há a necessidade de aprovação do projeto. É importante também que busquem a Susep e demais setores para dialogar e tentar construir um consenso. A participação em eventual audiência pública também é salutar. Costumo dizer que todo projeto de lei é fruto de uma demanda da sociedade. Recebi o pleito de um setor importante da sociedade que apontou a necessidade de criação desse fundo para a categoria. Apresentei o projeto por achar a causa justa. Esse foi o primeiro passo. Agora, é necessário ampliar o diálogo para que o projeto avance. 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.