EXCELÊNCIA E COMODIDADE EM UM SÓ LUGAR

Coopercemg se torna hub de serviços para seus cooperados, tendo como pilar a confiabilidade dos fornecedores e cooperados

Capa / 06 de Dezembro de 2022 / 0 Comentários
A- A A+

Uma nova fase é iniciada na história da Cooperativa dos Transportadores de Automóveis e de Consumo do Estado de Minas Gerais (Coopercemg). Na manhã do dia 19 de outubro, a instituição inaugurou seus galpões de serviços na unidade de Igarapé, na região metropolitana de BH. Agora, os cooperados podem contar com serviços de manutenção, elétrica, borracharia, troca de óleo, além de loja de peças e acessórios.

Idealizados para oferecer mais praticidade e assertividade para o cegonheiro, esses galpões são estruturas para atender o público cada vez melhor, por meio da centralidade da oferta de serviços e repasse de produtos essenciais para a atividade do transporte rodoviário. Nesse contexto, a Coopercemg torna-se um hub: local que agrega várias funcionalidades ao mesmo tempo, gerando mais valor para seus cooperados. Para o transportador, a oferta de serviços em um local estratégico, no Distrito Industrial de Igarapé e próximo a importantes players do transporte, é um grande ganho.

O presidente da Coopercemg, José Geraldo de Farias – conhecido como Zé da Padaria –, agradece a sua diretoria, que, durante todo esse tempo de implementação das estruturas, trabalhou, monitorou e lutou em dias de sol e chuva, sempre acreditando no projeto.

“Esta é uma obra importante. Aqui (na Coopercemg) uma ideia vira um projeto, que, depois, vira um empreendimento. Nossos cooperados ganham mais esse espaço tão fundamental, que vai ajudar a transformar novos sonhos em realidade, fazendo com que nossa cooperativa cresça cada dia mais”, disse Zé da Padaria.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

O trabalho realizado pela Coopercemg para o desenvolvimento do transporte de veículos, por meio do apoio aos seus cooperados, e para a região de Igarapé foi reconhecido na solenidade de inauguração por meio da participação de gestores públicos e do setor que fazem parte da história da cooperativa.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves; o vice-prefeito deste município, Daute Henriques; os vereadores da cidade Antônio Jorge (presidente da Câmara Municipal), Wellington Carvalho, Elias Evangelista, Gilmar de Brito, Vagner Antônio, Hamilton Martins e Leandro Barbalho; o presidente do Sindicato dos Cegonheiros de Minas Gerais (Sintrauto/MG), Carlos Roesel; os diretores da Coopercemg José Geraldo de Faria (Diretor-Presidente), Guilherme  Estevam (diretor financeiro), Fernando Silva (diretor operacional), Robson Moreira (Diretor Comercial) e Roni Adriano de Oliveira (Presidente Conselho Administrativo). Também houve importante representação de cooperados e parceiros.

“Poder participar do sucesso da cooperativa é muito importante. Todos sabemos as adversidades para chegar até aqui. Passamos por situações difíceis. Mas a união da categoria e a credibilidade conquistada pelas instituições representativas da nossa classe fizeram com que os desafios fossem superados. Parabéns à atual gestão, que conseguiu conciliar nossas necessidades com os objetivos do cooperativismo. Toda história tem várias versões. Tenho orgulho de ter feito parte da versão daqueles que acreditaram e deram muito de si para que esse sonho se tornasse realidade”, orgulha-se Geraldo Eugênio de Assis, conselheiro fiscal da Coopercemg e presidente da Prevenir Proteção Veicular, do grupo Anjos do Asfalto e do Rotary Club de Contagem.

“A Coopercemg tem um papel muito importante para conseguirmos baixar nossos custos e sermos mais competitivos. A rede de serviços em um só local é aliada para a eficiência operacional do transportador, pois a centralidade possibilita otimizar tempo e recursos financeiros com deslocamentos”, disse o presidente do Sintrauto/MG, Carlos Roesel,

O presidente da Associação Particular de Ajuda ao Colega (Apac) Sul, Marcio Arantes, ressalta a alegria de participar deste momento: “Acompanho a Coopercemg desde quando era pequena. Inclusive, ela ficou fechada por um período. Quando o Geraldo Eugênio de Assis assumiu a presidência da cooperativa, nos convidou a fazer parte de um movimento de ajuda para reativar a Coopercemg. Parabenizo a diretoria e toda a equipe da Coopercemg porque ficaram muito bons os galpões, com serviços essenciais para nossa atividade, inclusive alguns disponíveis aos sábados. Tenho certeza de que ela poderá oferecer ainda mais!”  Marcio também pontuou o papel impulsionador da cooperativa para a economia local: “A instituição é suma importância para o nosso segmento”.

O diretor comercial da Coopercemg, Robson Moreira, explicou que a Coopercemg tem 55 funcionários diretos e 50 terceirizados que trabalham em suas sedes. “Atualmente, são 451 cooperados, e atendemos mais de 2.000 veículos (novo), com o compromisso de impulsionar a região, proporcionando serviços com confiabilidade e repasse de produtos alinhados com as demandas de nossos cooperados”, detalhou.

 

RESPONSABILIDADE

O resultado da cooperativa também pode ser corroborado em seus controles administrativos-financeiros. A conselheira fiscal Daniele Floret analisa o importante salto da Coopercemg em relação à prestação de assistência aos seus cooperados com plena saúde financeira. “A cooperativa é parceira fundamental dos transportadores que, graças ao investimento na sua abrangência de atuação, permite que seus cooperados sejam beneficiados por serviços com preços competitivos e com excelência. A meu ver, ela se tornou uma extensão das transportadoras, das empresas”, afirmou Daniele.

O cegonheiro Nunzio Ribeiro Junior, que, há 12 anos, tem frota própria, mas, desde jovem, atua no setor com seu pai, Nunzio Ribeiro, corrobora: “Essa diretoria é muito comprometida com os cooperados e veio para somar com as empresas. Utilizamos todos os serviços e observo a excelência na prestação de serviços, além da atenção de todos. São impressionantes a dedicação e a busca pela melhor assistência aos cegonheiros. Os funcionários são muito atenciosos, e o Zé da Padaria é muito especial. Essa turma tem muito compromisso com o setor!”

 

JORNADA DE LUTA

O reconhecimento dos cooperados e parceiros incentiva a diretoria a fazer mais e melhor, sempre pautada pelo comprometimento e pela transparência. Esses valores foram pilares fundamentais para a Coopercemg atingir sua maturidade institucional.

Fundada em 1988 por Jonas Batista Torres, nasce com o propósito de ajudar os cegonheiros em suas atividades. De lá até agora, foram mais de 30 anos de luta de pessoas que acreditaram em um projeto. Como qualquer jornada marcada por adversidades, a virada da chave foi a expansão da infraestrutura e, com ela, a oferta de serviços.

Em 2017, foi inaugurada a unidade em Igarapé em uma área de 108 mil m2, no Distrito Industrial, com o propósito de ser uma entidade forte, em plena condição de levar benefícios para seus cooperados. O resultado? No decorrer desta reportagem, é percebida a entrega de valor da Coopercemg aos seus parceiros, que acreditaram na força do cooperativismo como motor do desenvolvimento do transporte de veículos.

A trajetória da cooperativa desde 1988 foi de grandes desafios. Mas os cegonheiros têm referência em união de classe. Prova de que a união é a sustentação dos anseios coletivos, objetivando sempre a redução de custos e competitividade no mercado, a cooperativa reforça, com mais essa conquista, seu objetivo social.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.