Novidade no pedagiamento eletrônico

Tecnologia

Tecnologia / 08 de Junho de 2015 / 0 Comentários
A- A A+

Rodovias de São Paulo contarão com etiqueta adesiva que pretende otimizar custo aos usuários

Uma nova funcionalidade promete reduzir os custos dos usuários das rodovias de São Paulo que utilizam o pagamento eletrônico de pedágio. Até outubro, estará disponível o sticker tag, etiqueta adesiva com as mesmas funções do equipamento que hoje é utilizado em rodovias desse Estadp. Atualmente, nos 6,5 mil quilômetros de rodovias sob concessão, cerca de 57% dos pagamentos de pedágio são feitos por meio do modelo eletrônico.

O novo equipamento proporciona mais facilidade e redução de custos de produção, o que poderá gerar economia aos usuários. Há quatro anos, o tag usado nas rodovias paulistas era um de característica de 5,8 GHz e que custava US$ 22. Com a mudança de tecnologia para 915 Mhz, o valor foi reduzido para US$ 8. Com o tag em formato de adesivo, o custo final do produto será ainda menor, de imediato com redução de 50% do valor, e cairá ainda mais quando o processo de fabricação estiver consolidado para o mercado nacional, podendo chegar próximo dos U$ 2.

Dentro do adesivo, haverá um chip e uma espécie de antena, feita com fios de cobre, que se comunicará com as praças de pedágio. A tecnologia é utilizada em estradas nos Estados Unidos e no Rio Grande do Sul, pela Sem Parar, também responsável pela inovação em São Paulo. A expectativa é que a empresa comercialize o adesivo amplamente para o mercado, de forma que as outras operadoras possam oferecer o produto a seus clientes.

CONEXÃO
Em setembro do ano passado, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ArteSP) assinou acordo de cooperação técnica com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) para permitir a troca de informações e o compartilhamento de tecnologia para sistemas de arrecadação automática de pedágio.

Os estudos de viabilização pretendem tornar possível a implantação do sistema da tecnologia de cobrança de pedágio eletrônica para a radiofrequência de 915 MHz, já utilizada nas vias paulistas e na malha rodoviária paranaense. Isso significa que, com um único equipamento (tag) de identificação veicular, o motorista poderá passar nas cabines automáticas de pedágio tanto nas rodovias estaduais paulistas quanto nas paranaenses.

Através de convênio entre a ArteSP e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), essa mesma tecnologia está em operação nas rodovias federais. O objetivo é tornar as viagens mais rápidas e mais seguras, aprimorando a mobilidade dos veículos e otimizando os custos operacionais.
Em longo prazo, o convênio facilitará a ampliação do modelo de pedagiamento conhecido como free flow, em que não há cabines de pedágio nas rodovias, apenas antenas instaladas em pórticos que registram a passagem dos veículos.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.