Tempo de aprimorar

Um dos caminhos para melhorar a atividade profissional é a realização de ações educacionais; além do investimento na carreira, conhecimento nunca é demais

Formação / 13 de Abril de 2016 / 0 Comentários
A- A A+

A frase “Conhecimento nunca é demais” soa como clichê. Contu­do, faz sentido para aqueles que acreditam em novos aprendizados ou mes­mo na revisão de conceitos para a melhoria da atividade profissional e, por que não, para o desenvolvimento pessoal. Pensando nisso, a Entrevias apresenta sugestões de ações educacionais que visam contribuir para o aprimoramento da carreira.

No dia 25 de fevereiro, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Es­tado de Minas Gerais (Setcemg) realiza o primeiro treinamento de 2016, com foco na discussão sobre gestão de manuten­ção de veículos, visando obter a redução dos custos operacionais no segmento do transporte.

Intitulada “Manutenção de frota no transporte”, a capacitação, voltada para gerentes de manutenção, gestores em custos e demais envolvidos com a manutenção de frotas no transporte e no treinamento ope­racional, será ministrada pelo especialista em administração Laércio Rodrigues. Serão abordados temas como tipos de manuten­ção, gestão estratégica da manutenção, pla­nejamento, elaboração e planos de manu­tenção, qualidade e terceirização do serviço.

Em 1º de março, o sindicato realiza o treinamento “ICMS no transporte de car­gas em Minas Gerais com alterações da Emenda Constitucional 87/15” com o obje­tivo de apresentar a legislação do imposto e as principais regras de apuração de ou­tras tributações sobre as receitas decorren­tes da prestação do serviço de transporte rodoviário de cargas.

“Formação de vendedores no transporte de cargas e logística” é o tema do treina­mento do dia 9 de março, também no Setce­mg. O programa do curso busca desenvolver conhecimentos e habilidades técnicas visan­do à importância de preparar o profissional para entender as necessidades mercadológi­cas a fim de ofertar os serviços adequados para cada tipo de empresa; entender as ne­cessidades comerciais de cada organização e adequar custos a propostas comercias; por fim, saber argumentar tecnicamente frente a qualquer necessidade apresentada.

Profissionais, gestores de empresas de logística e transporte de cargas ou ainda pessoas interessadas em ser mais produti­vas e aprender a otimizar o tempo podem participar do curso “Como elaborar metas e conquistar objetivos mesmo na crise”. O treinamento será em 22 de março, no sindi­cato, e, durante todo o dia, os participantes terão a oportunidade de fazer uma imersão nos primeiros passos do planejamento, de uma forma simples e 100% prática.

No dia 26 de abril, o tema será “De­senvolvimento de habilidades gerenciais e lideranças para profissionais de empresas de transporte de carga”. Promovido pelo Setcemg, o curso tem como objetivos pro­mover reflexões e incentivar as melhores práticas de liderança por meio de aulas ex­positivas, apresentação de cases, vivências e práticas, de modo a inspirar o aluno a ter uma mudança comportamental.

 

A DISTÂNCIA

Aqueles que preferem contar com os benefícios da tecnologia podem optar pe­los cursos a distância. O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) ofere­cem diversas formações.

São cursos gratuitos e livres, ou seja, que não possuem regulamentação ou au­torização de órgãos específicos, e se carac­terizam pela modalidade de educação não formal, destinada a proporcionar ao aluno conhecimentos para o seu desenvolvimen­to pessoal e profissional. Dentre os temas estão “Logística: custos e nível de serviço”, “Logística: gestão de estoques e armaze­nagem”, “DST/Aids - da prevenção ao tra­tamento”, “Noções de meio ambiente” e “Gestão do tempo”.

As instituições também oferecem cur­sos regulamentados, que emitem norma­tivas por órgãos do sistema de transporte. Um deles é o “Transportador Autônomo de Cargas (TAC)”, elaborado para que os profissionais exerçam suas atividades com a qualidade e a segurança exigidas pelo mercado, conforme a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 4.799/2015. O conteúdo apresenta co­nhecimentos básicos do setor, legislações, procedimentos operacionais do transporte de cargas e a importância da qualidade na prestação de serviços.

Outra oportunidade é o curso “Res­ponsável Técnico (RT)”, o qual também acompanha as diretrizes da Resolução 4.799/2015. Os módulos são "Contextua­lização do transporte rodoviário de carga", "Legislação", "Operação no setor" e "Tó­picos especiais".

A carga horária do curso é baseada, normalmente, na quantidade de tempo que o aluno levará para concluir as atividades propostas, ou seja, dependerá de cada pes­soa. A possibilidade que a pessoa tem de optar pela melhor maneira de estudar é um dos pontos fortes da educação a distância. Por isso, não há uma regra específica para o tempo de navegação online.

 

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no portal www.setcemg.org.br, treinamento@setcemg.org.br e pelo telefone (31) 3490-0330.

Mais informações no portal http://ead. sestsenat.org.br/cursos-disponiveis, através do e-mail suporteead@sestsenat. org.br e pelo telefone (61) 3315-7007.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.